Rua Aporé, 19 - Bairro Amambai - CEP 79005-360 - Campo Grande-MS (67) 3325-6640
09.10.2019 • Sindifisco

Atenção: alterado expediente em virtude do feriado

logo_fundo_preto

Campo Grande (MS) – O Sindifisco–MS informa aos seus filiados que, em virtude do feriado da divisão do estado, não haverá expediente na sede em Campo Grande, nos dias 10 e 11 de outubro, quinta e sexta-feira, respectivamente. 

A Diretoria Executiva informa que o sindicato retoma suas atividades na segunda-feira (22.04), em horário normal de expediente. 

Divisão do Estado 

O desejo de desmembrar Mato Grosso do Sul de Mato Grosso se iniciou nas primeiras décadas do século XX, com uma revolta sob a liderança do coronel João da Silva Barbosa, resultando que os rebeldes foram derrotados. O norte sempre teve resistência, por ter medo de que o estado se esvaziasse economicamente. 

Por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, efetivou-se a adesão do sul ao movimento, sob a condição de que se fosse vitorioso seria dividido o antigo estado. No dia 11 de outubro de 1977, finalmente concretizou-se o desmembramento de Mato Grosso do Sul, que o presidente Ernesto Geisel elevou à categoria de estado em 1º de janeiro de 1979, sendo primeiro governador empossado Harry Amorim Costa, além da Assembleia Constituinte. 

O acontecimento das primeiras eleições deu-se apenas em 1982. Como justificativa de desmembrar o novo estado, foi argumentado pelo governo federal que a grande extensão da área do antigo estado tornava-o difícil de administrar, além da apresentação dos verdadeiros ambientes naturais diferenciados.