Consórcio integrado pela Copagaz compra empresa da Petrobras

Publicado em: 07 nov 2019

Campo Grande (MS) – Consórcio integrado pela Copagaz, empresa do grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul, pela Itausa, acionista do Itaú, e pela Nacional Gás Butano fechou nesta quarta-feira (6) a compra a Liquigás engarrafadora de GLP colocada à venda pela Petobras. A negociação foi de R$ 3,7 bilhões, segundo divulgou o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo.

A compra por esse consórcio já era dada como certa pelo mercado desde fim de agosto, quando as três empresas juntas apresentaram a melhor oferta, na primeira etapa da venda, afastando o interesse de compradores dos Emirados Àrabes e também do Brasil.

A Liquigás, gigantes do setor, está entre os ativos que a Petrobras colocou à venda em campanha do que o mercado chama de “desinvestimento”, para reduzir a dívida e priorizar a exploração e produção de petróleo em águas profundas.

Com atividades de engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP, a Liquigás tem 20 milhões de clientes e cinco mil pontos de venda. Em 2018, teve receita de 5,6 bilhões de reais e lucro líquido de 147,5 milhões de reais, conforme divulgado pela imprensa nacional.

Copagáz – Fruto de um dos maiores conglomerados empresariais de Mato Grosso do Sul, o Grupo Zahran, é é uma empresa Fundada pelo empresário Ueze Elias Zahran, em 1955, em Campo Grande. Foi a primeira empresa do Grupo, que é dono da TV Morena, e começou suas atividades distribuindo apenas uma tonelada de GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sediada em São Paulo hoje, tem 15 unidades de engarrafamento, 9 de estocagem de GLP, 2 unidades de atendimento de operação de distribuição de GLP a granel, 1 posto de revenda e uma rede de distribuição no atendimento a clientes residenciais e empresariais. A partir dessa rede distribui mais de 50 mil toneladas por mês para milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais.

A Copagaz está entre as 5 maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo do país. Neste ano, foi a primeira companhia do setor a assinar contrato para importação de GLP da Bolívia.

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook