G1 lança Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitos

Publicado em: 30 jul 2018

Campo Grande (MS) – G1 lança nesta segunda-feira (30) a seção Fato ou Fake. O objetivo é alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake). 

Jornalistas farão um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos como o WhatsApp. Participam da apuração equipes de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo. 

Cada um desses veículos poderá publicar as checagens feitas em conjunto. Ao juntar forças entre as diversas redações, será possível verificar mais – e mais rápido. A atual editoria É ou não É, do G1, deixa de existir, para dar lugar ao Fato ou Fake. 

Também haverá um “bot” (robô) no Facebook e no Twitter que responderá o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado pelos jornalistas da Globo. Além disso, por meio de um número de WhatsApp, usuários cadastrados poderão ver os links das checagens realizadas. 

Especialistas afirmam que a disseminação de conteúdos falsos é um dos principais desafios a serem enfrentados hoje, pois ela prejudica a tomada de decisões e coloca em risco a democracia. O fenômeno da desinformação, inicialmente conhecido como das “fake news”, foi visto em eleições nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha e, mais recentemente, no México. 

A equipe do Fato ou Fake também irá checar discursos de políticos, conferindo selos às declarações (veja quais são ao final deste texto). O objetivo é confrontar as versões dadas como oficiais e impedir a difusão de rumores. 

O trabalho do grupo – que não se resumirá ao período eleitoral – é destinado a apurar fatos comprováveis. Não serão abordadas opiniões nem dados lastreados em observações de tendências ou previsão de acontecimentos futuros.

Como acesssar

Fato ou Fake pode ser acessado das seguintes formas: 

No G1: g1.com.br/fato-ou-fake 

No Facebook: https://www.facebook.com/fatooufake 

No Twitter: https://twitter.com/fatooufake 

No Instagram: https://www.instagram.com/fatooufake/ 

No WhatsApp: +55(21)97305-9827 

Cada vez que um novo caso for analisado, um link com o resultado da checagem ficará disponível em um dos canais acima. 

No caso do WhatsApp, será uma atualização do status (não haverá mensagens diretas). 

 

No caso do Facebook e do Twitter, além da postagem das novas checagens, haverá um “bot” (robô) que responderá se o conteúdo que você considera duvidoso é fato (verdadeiro) ou fake (falso), caso já tenha sido checado.

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook