Presidente participa de curso Político-Parlamentar do fisco

Publicado em: 20 fev 2019

Campo Grande (MS) – O presidente do Sindifisco-MS, Ronado Vielmo, participou essa semana do curso Atuação Político-Parlamentar para servidores do fisco realizado em Brasília. Vielmo esteve junto aos participantes da primeira turma do curso realizado pela plataforma de Educação Virtual da ANFIP (EvA). A etapa presencial em Brasília (DF) ocorreu entre os dias 18 a 20 de fevereiro, para um trabalho de campo no Congresso Nacional. 

A fase presencial do teve como objetivo proporcionar maior troca de experiência entre os participantes e a possibilidade de colocar em prática o trabalho junto aos parlamentares. A informação é das organizadoras do projeto, ANFIP, Fundação Anfip de Estudos Tributários e da Seguridade Social (Faets) e Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital). 

Na avaliação do presidente do Sindifisco-MS, o curso é uma ferramenta estratégica para que a categoria possa atuar de forma decisiva junto ao trabalho parlamentar. “Por meio do conhecimento do papel legislativo e de seu funcionamento, podemos participar ativamente, propor alterações e acompanhar melhor as decisões realizadas pelo Congresso Nacional, principalmente durante a votação de pautas importantes como as reformas da previdência e tributária que afetam diretamente os servidores públicos e a sociedade como um todo. É uma ferramenta crucial para exercer, de fato, a cidadania”, pontuou.

Programação 

A palestra de abertura foi realizada no dia 18, às 18h, no Hotel Brasil Imperial (Setor Hoteleiro Sul, Qd. 3, Bloco H), pelo jornalista da TV Globo, Fred Ferreira, com o tema “Novas Mídias. Ainda na noite de abertura, o consultor de entidades sindicais, Vladimir Nepomuceno, ministrou a palestra com o tema “Análise Política do Novo Congresso Nacional: avaliação do parlamento federal, considerando o perfil da sua nova composição e os direcionamentos políticos do Poder Executivo”.

No dia 19, houve uma reunião preparatória para o trabalho parlamentar, oportunidade em que o grupo convidou parlamentares para um jantar no Hotel Brasília Imperial. A tarefa executada junto aos participantes consistiu em orientação quanto à PEC 287/2016, da reforma da Previdência, e à emenda a ser apresentada nesta quarta-feira (20/2), na Câmara dos Deputados, com as mudanças sugeridas pelo atual governo. O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antônio Romero, auxiliou na elaboração de estratégias para abordar os deputados. 

Nesta quarta-feira (20), os participantes farão mobilização parlamentar com foco na reforma da Previdência. O encontro contou com a participação dos coordenadores do curso Ilva Maria Franca Lauria (vice-presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP), Aurora Maria Miranda Borges (presidente da Fundação ANFIP), Pedro Lopes de Araújo (ex-vice-presidente da Fenafisco) e Rogério Macanhão (diretor de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da Fenafisco). 

Confira as fotos.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook