Primeira morte pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul

Publicado em: 31 mar 2020

 

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde comunica com pesar o primeiro óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (31.03).

“A vítima veio a falecer há poucas horas. Ela foi atendida dia 16 e permaneceu em Nova Andradina até o dia 23 e depois transferida a Dourados e apesar de todos os cuidados da equipe técnica que a assistiu, ela veio a óbito”, lamenta o titular da SES, Geraldo Resende durante entrevista à imprensa no início da tarde.

A vítima é uma mulher de 64 anos, residente do município de Batayporã, que estava internada em um hospital particular em Dourados.

“Depois de três meses de combate rigoroso com as secretarias municipais e com as outras secretarias esse é o primeiro caso, o que mostra que, apesar disso, as medidas estão dando certo”, reforçou Resende, acrescentando que no Estado não há transmissão comunitária. “Fiquem casa. Este é o melhor caminho”.

A investigação da Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica, dias antes do início de sintomas da paciente. Apesar das duas serem assintomáticas, uma delas testou positivo para Covid-19.

A paciente foi internada primeiramente no dia 16 em hospital particular de Nova Andradina e depois foi transferida para um Hospital privado em Dourados no dia 26.

A vítima tinha pneumopatia crônica, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro.

Mato Grosso do Sul tem 44 casos confirmados de coronavírus e monitora 51 casos suspeitos da doença. Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 524 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 429 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook