Sindifisco-MS apoia encontro de tutores e disseminadores da educação fiscal

Publicado em: 18 jul 2018

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de encorajar a participação da sociedade na gestão pública por meio da educação fiscal, o Sindicato dos Auditores da Receita Estadual de MS (Sinfidisco-MS) participou na manhã desta quarta-feira (18) do 1º Encontro de Tutores e Disseminadores da Educação Fiscal de MS. O evento foi realizado no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Coordenado pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), o projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação (Sed) e da Escola de Governo (Escolagov), o encontro reuniu os participantes do curso gratuito Disseminadores da Educação Fiscal, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Sefaz. 

Na avaliação do presidente do sindicato, Ronaldo Vielmo, o engajamento dos disseminadores foi fundamental para dotar de conhecimento aqueles que serão disseminadores da educação fiscal. 

“ Considero de extrema importância a participação voluntaria de todos no sentido de levar a educação fiscal para a sociedade como um todo. Falar sobre a função social do tributo, a importância para a sociedade é papel fundamental para um país que quer crescer”, pontuou. 

A Chefe da Unidade de Educação Fiscal, auditora fiscal da Receita Estadual Rita de Cássia Lube de Melo, destacou que a capacitação como o principal produto do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). 

“Esse evento está sendo realizado para que vocês possam perceber que o esforço vai valer a pena. Estamos empenhados em colocar em pratica o que vocês aprenderam no curso e o projeto que vocês produziram. Sabemos que os que fizeram o curso de maneira voluntária são comprometidos com a sociedade e com o país, isso nos deixa muito orgulhosos”, declarou. 

Conforme o coordenador da Educação Fiscal, fiscal tributário da Receita Estadual Carlos Roberto Antunes, o estado precisa compreender as necessidades da sociedade, e vice e versa. “A sociedade precisa compreender o papel do estado, assim como o estado precisa identificar as necessidades de sua nação. Temos uma taxa elevada de tributos. Somos o 37º país em termos de valores de tributo e precisamos administrar melhor a aplicação desses recursos. O caminho para isso é a educação fiscal. Não existe outra maneira de construir um pais sem a educação”, frisou. 

Estiveram presentes no evento o delegado-adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Henry Tamashiro de Oliveira; auditora federal de controle interno da CGU, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria; o secretário de fazenda, tributação e gestão estratégica de Sidrolândia, Renato da Silva Santos; o deputado estadual Amarildo Cruz, o diretor-presidente da Escola de Governo (Escolagov), Wilton Paulino; entre outros.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook