Campo Grande (MS) – Em busca de dinheiro dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta a seu homólogo Joe Biden se comprometendo pela primeira vez a zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.
A meta é semelhante àquela que havia sido prometida pelo governo de Dilma Rousseff na assinatura do Acordo de Paris sobre o clima, em 2015, mas que vinha sendo ignorada pela gestão Bolsonaro.
“Queremos reafirmar, nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, escreveu Bolsonaro, segundo trecho da carta divulgado pela Folha de S. Paulo.
O governo federal tenta obter financiamento dos Estados Unidos para a preservação da Amazônia, mas a Casa Branca exige metas concretas de combate ao desmatamento ilegal para liberar o dinheiro.
Ainda durante a campanha eleitoral de 2020, Biden já havia indicado que estava disposto a dar recursos ao Brasil para acabar com a devastação da floresta. A carta de Bolsonaro, segundo a Folha, foi enviada na última quarta-feira (14), pouco mais de uma semana antes de uma cúpula climática virtual organizada pelos EUA.
Fonte: IstoÉ