Felipe Salto, da Warren, afirma que mudança na meta fiscal para 2026 é inevitável e sugere medidas para ajuste a partir de 2027
O economista-chefe e sócio da Warren, Felipe Salto, durante participação no programa WW, analisou a situação do Orçamento Público brasileiro e apontou que o governo federal terá que fazer ajustes significativos nos próximos anos.
Segundo Salto, o problema fiscal do país pode ser dividido em dois momentos distintos. Para 2025, ele acredita que a situação está “mais ou menos equacionada”, com a possibilidade de cumprimento da meta fiscal, considerando alguns ajustes como o uso da banda inferior da meta zero.
No entanto, o cenário para 2026 é mais desafiador. “Em 2026, o governo tem uma meta de superávit de 0,25% do PIB, a nossa projeção na Warren é déficit de 0,8% do PIB. Então tem uma diferença”, explicou Salto.
Ele ressalta que essa discrepância, chamada de “boca do jacaré”, é significativa e não será facilmente resolvida.
Leia mais em: Análise: Governo terá que mudar a meta fiscal para algo mais realista | CNN Brasil