Atenção: alterado expediente em virtude do feriado

Publicado em: 28 abr 2023

Campo Grande (MS) – O Sindifisco-MS informa aos seus filiados que, em virtude do feriado do Dia do Trabalhador não haverá expediente na sede em Campo Grande, na segunda-feira (01.05).

Conforme a Diretoria Executiva, o sindicato retoma suas atividades na terça-feira (02.05), em horário normal de expediente.

Dia 1º de maio

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.

Durante a manifestação houve confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam. Estas lutas operárias culminaram numa série de direitos, previstos em leis e sancionados por constituições.

No período entre-guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados. No calendário litúrgico, o dia celebra ainda a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook