Bravo indica: agenda cultural para o final de semana

Publicado em: 05 nov 2021

AGENDA VIRTUAL – clique aqui

A compositora e baterista Mariá Portugal (Foto: Kristina Zalesskaya)

Na programação do Jazzfest Berlin, que nesse ano destaca artistas do Brasil, África do Sul e Egito, a compositora e baterista Mariá Portugal apresenta amanhã um show direto da Alemanha, onde mora, enquanto as bandas São Paulo Underground (sexta), Quartabê (sábado) e Metá Metá (domingo) contribuem com vídeos.

Direto do Teatro Sesi, em Vitória, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo começa hoje com a Sinfonia nº 14, de Shostakovich, interpretada pela soprano Eliane Coelho com a Orquestra Camerata Sesi, regida por Gabriel Rhein-Schirato.

A cantora Maria Bethânia lançou nessa semana o programa Tabuleiro, que reúne duas de suas paixões: música e literatura. O primeiro episódio, disponível na Rádio Batuta, estabelece conexões entre Clarice Lispector e o blues.

Começa hoje a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, cuja 4ª edição, toda virtual, homenageia a escritora Maria Valéria Rezende, além de receber convidados como Itamar Vieira Junior e Aline Bei.

Shows de Anelis Assumpção e Curumin gravados na Fazenda Santo Antônio, em Louveira, estão entre os destaques do Festival Curuquim, que rola ao longo do fim de semana.

Filmes clássicos e títulos inéditos serão exibidos a partir de hoje no Festival de Cinema Italiano, que tem sessões online gratuitas para todo o país, além de presenciais, em São Paulo.

O pianista Hercules interpreta hoje obras de Chiquinha Gonzaga, Astor Piazzolla e Radamés Gnattali, entre outros, em recital da temporada da Osesp. Amanhã, Fabio Mechetti rege a Filarmônica de Minas Gerais em concerto com peças de Ravel, Prokofiev e Bartók. No domingo, a Sinfônica Heliópolis recebe o maestro Isaac Karabtchevsky para tocar Grieg, Verdi e Tchaikovsky.

Dirigida por Gabriel Villela e atuada por Chico Carvalho, a adaptação de Henrique IV, de Pirandello, começa hoje uma temporada online, transmitida direto do Teatro Ruth Escobar. Inspirada no filme de Lars von Trier, a peça Dogville, com Mel Lisboa no elenco, é exibida pelo Teatro Faap a partir dessa sexta.

Espetáculos da Quasar Cia. de Dança e dos grupos Cena 11 e Corpo estão na programação da Mostra Internacional de Dança Paralelo 16, que acontece em formato híbrido, online e em Goiânia, até o dia 15. No sábado, começa o festival Dança em Trânsito, que envolve 25 cidades em atividades presenciais e virtuais.

Criadas por Itamar Assumpção, as bandas Isca de Polícia e Orquídeas do Brasil homenageiam amanhã o autor de Nego Dito em show transmitido pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

Documentários sobre cultura popular e shows de artistas como Alessandra Leão e Kunumi MC serão exibidos a partir de domingo no Ciclo de Cultura Tradicional, das Oficinas Culturais. No mesmo dia, Zeca Pagodinho convida o grupo Batuqueiros e sua Gente em apresentação gravada na Casa de Francisca e transmitida pela TNT.

O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal lançam na segunda a plataforma Ancestralidades, cujo conselho é formado pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana.

A estreia de Ficções Sônicas 02, com dramaturgia e direção de Grace Passô, marca a abertura do Brasil Cena Aberta, na terça. Filmada no Theatro Municipal de São Paulo, a peça tem participações da soprano Marly Montoni e do rapper Novíssimo Edgar.

O festival de documentários sobre moda Feed Dog Brasil começa no mesmo dia e apresenta perfis de estilistas como Christian Louboutin e Karl Lagerfeld. As sessões acontecem de forma presencial no Rio de Janeiro e online para todo o país.


ATIVIDADES PRESENCIAIS

A Pinacoteca de São Paulo abre amanhã a exposição A Máquina do Mundo: Arte e Indústria no Brasil 1901–2021, que reúne cerca de 250 obras, incluindo inéditas de Ana Linnemann, Artur Lescher e Raul Mourão, enquanto a Galeria de Arte André recebe a mostra Oriente-Ocidente: Histórias do Tecer, com peças de Tomie Ohtake e Iberê Camargo, entre outros. No mesmo dia, o Sesc Mogi das Cruzes será inaugurado com a coletiva Ausente Manifesto: Ver e Imaginar na Arte Contemporânea, baseada no acervo do MAM. Individuais que abrem na semana incluem as de Carla Chaim na Raquel Arnaud, no sábado, e de Thiago Martins de Melo na Millan, na terça.

O Theatro São Pedro estreia hoje uma montagem do balé cantado Os Sete Pecados Capitais, com música de Kurt Weill e libreto de Bertolt Brecht, dirigida por Alexandre Dal Farra e regência de Ira Levin.

No Rio de Janeiro, a Ocupação Mercedes Baptista: A Dama Negra da Dança, do Sesc Copacabana, relembra a partir de hoje a trajetória da primeira mulher negra a ingressar no corpo de baile do Municipal carioca. No Oi Futuro, mais de 60 artistas participam de instalação criada pelo Festival Novas Frequências, incluindo Deize Tigrona, Maria Beraldo e Novíssimo Edgar. Amanhã, a Carpintaria recebe a primeira individual da artista Márcia Falcão.

Nota dos editores: Lembre-se de agendar a visita ou comprar seu ingresso com antecedência, além de utilizar máscaras seguras, conservar distância das outras pessoas e levar álcool em gel. Não se esqueça, também, de verificar se os locais exigem comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada.


UM MENINO-HOMEM MALUQUINHO

Em crítica de Ziraldo, Era uma Vez um Menino – documentário sobre o cartunista brasileiro dirigido por Fabrizia Pinto, sua filha, e exibido na Mostra de São Paulo –, Helena Bagnoli encontra um filme capaz de “estabelecer uma ponte delicada entre o conhecido e o desconhecido”, além de desdobrar no tempo a obra do artista.


A BOSSA NOVA É FODA?

Compositor do mítico Língua de Trapo, Carlos Castelo faz seu primeiro disco solo, Bossa’n’Humor. Guilherme Werneck bate um papo com Castelo que, no bim-bom de João Gilberto, coloca suas letras que são pequenas crônicas que satirizam nosso cotidiano, num duplo com essa vocação classe média branca que sempre esteve na orla da bossa.


ATELIÊ DO ARTISTA

O artista e ativista Jaider Esbell (Foto: Henk Nieman)

Ainda sob o impacto da morte prematura de Jaider Esbell aos 41 anos na última terça, indicamos o depoimento do artista e ativista do povo Makuxi gravado para a série Artérias, do SescTV. No episódio, Esbell comenta algumas de suas obras e os embates da arte indígena contemporânea com o modelo ocidental de cultura.


LIVROS

Contos Morais, J. M. Coetzee (Companhia das Letras)
Prêmio Nobel de Literatura de 2003 por conta dos seus romances, o escritor sul-africano se aventura aqui na narrativa curta, com sete contos que giram em torno de nós e do desejo, relação que define e subverte a moralidade do título.

Este Não é o seu Lar, Natasha Brown (Tordesilhas)
Em seu primeiro romance, a britânica constrói uma narrativa íntima, em que uma mulher negra reflete sobre a sua vida – e questões como sexismo e racismo – enquanto se apronta para ir a uma festa na casa da família do namorado branco.

O que Fazer, Pablo Katchadjin (Relicário)
Seguindo a tradição fantástica, o escritor argentino constrói uma história feita de notas, poemas em prosa, jogos de palavras – tudo em um jogo narrativo que se inicia quando um universitário inglês faz “uma pergunta impossível de responder.”

Lumes, Ana Luísa Amaral (Iluminuras)
Profícua, com mais de 30 livros publicados, a poeta, dramaturga e tradutora portuguesa reúne aqui poemas saídos das miudezas cotidianas, das cenas domésticas – um universo a partir do qual se questionam as dimensões de “ver, nomear, escrever, matar”.


DISCOS

Pacífica Pedra Branca, Jennifer Souza (Balaclava Records)
Oito anos depois da estreia, Jennifer Souza, do Moons, lança seu segundo disco solo, com um apanhado de canções escritas de 2015 a 2019. O que dá união a elas são as viagens melódicas bem mineiras, sempre com um dulçor na medida exata, e um olhar inquieto, tanto para as horas de dor como as de felicidade.

Blue Banisters, Lana Del Rey (Polydor Records)
Talvez o disco mais potente da compositora desde a sua estreia há quase 10 anos. Nesse tempo, o pop lânguido deu lugar a uma poesia mais escura e um clima às vezes denso e sufocante. Seja em relação às letras como aos arranjos, a sensação é de exatidão, de que não falta nem sobra nada.

im hole, aya (Hyperdub)
Muito difícil um disco que tenha uma mirada para a pista chegar ao nível de inquietação dessa estreia da artista londrina, que desafia quem gosta de colocar a música eletrônica em caixinhas. O que aya faz é nos levar dos clubs europeus à África, alternando momentos para o corpo e para o transe, sempre sem descanso.

Edizione Speciale, Enrico Rava (ECM Records)
De certa maneira, o trompetista italiano une as duas pontas de sua carreira neste registro ao vivo no Middelheim Festival, na Antuérpia. Cercado de jovens, o veterano explora tanto temas de seu quarteto dos anos 70 como material de seu último disco de estúdio, balanceando improvisação inventiva e melodia como ninguém.


FILMES

Marighella, Wagner Moura (Cinemas)
Baseada no livro Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, de Mário Magalhães, a cinebiografia foca os anos finais de Carlos Marighella (Seu Jorge) e sua luta à frente da ALN. Aproveite e ouça a entrevista do diretor ao Bravo! Podcast.

Os Muitos Santos de Newark, Alan Taylor (HBO Max)
Com roteiro coescrito por David Chase, criador da série Família Soprano, a prequel acompanha os anos de formação de Tony Soprano – interpretado no filme pelo filho de James Gandolfini, Michael – na Nova Jérsei dos anos 60 e 70.


SÉRIES

Narcos: México, Carlo Bernard, Chris Brancato e Doug Miro (Netflix)
A série, que reconstrói o processo de cartelização do comércio ilegal de drogas mexicano e as respostas ambíguas da política de segurança para combatê-lo, chega hoje à sua terceira e última temporada.

Segura a Onda, Larry David (HBO Max)
Veículo do humor neurótico e idiossincrático de seu criador e protagonista, a comédia apresenta, em sua 11ª temporada, convidados como Jon Hamm, Lucy Liu e Albert Brooks. Novos episódios aos domingos.

Se você curtiu essa edição da newsletter Bravo! indica, espalhe o amor.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook