Confira os destaques da agenda cultural

Publicado em: 13 maio 2022

Confira os destaques da agenda cultural.

A Osesp e seu regente titular, Thierry Fischer, recebem hoje o húngaro Kristóf Baráti para interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky, em programa que inclui ainda a Sinfonia Alpina, de Strauss, e uma obra surpresa.

Conhecida nas rodas musicais cariocas, a soprista e compositora Aline Gonçalves lança hoje seu primeiro álbum solo, Pacífico (Spotify). São quatro instrumentais e quatro canções interpretadas por ela, passeando por vários ritmos latino-americanos.

Direto da Casa de Vidro, do Instituto Bardi, o arquiteto e professor Abílio Guerra apresenta a palestra Modernismo Paulista e Arquitetura Moderna Brasileira nesse sábado. O evento, que será transmitido pelo Instagram às 15h30, terá a participação de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo, curadores da exposição De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro.

Cariocas, paulistas e, claro, visitantes têm até o final de junho para aproveitar o projeto Festa do Cinema, que abrange as principais salas independentes das duas cidades, com ingressos a R$ 10. São cinco mostras retrospectivas: Rainer Werner Fassbinder, no Cine Petra Belas Artes (SP); Won Kar Wai, no Estação Net Botafogo (RJ); Estreias sofridas na pandemia, no Reserva Cultural de São Paulo e de Niterói (RJ); Para Rever em 35mm, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta; e Para Rever em Digital no Espaço Itaú Botafogo (RJ). Além disso, sete produções de diversos países terão pré-estreia na Festa do Cinema: Aline – A Voz do amor (trailer), Aos Nossos Filhos (trailer), Encontros (trailer), Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (trailer), Meu Álbum de AmoresParadise – Uma Nova Vida e Segredos em Família.

O samba está de luto com a morte, aos 58 anos, do cantor, instrumentista e compositor Eduardo Gallotti fundador de tradicionais “rodas” no Rio e em Niterói, em decorrência de um câncer nas cordas vocais. Galo, como era conhecido, compôs para blocos tradicionais da cidade, acompanhou artistas como Elza Soares e Paulinho da Viola e lançou, em 2002, o disco O Sambas das Rodas (Spotify). O cavaquinho, seu instrumento, o acompanhou até na UTI, quando precisou ser internado. (Globo)

Às vezes a arte ser posiciona. A direção do célebre museu Guggenheim de Nova York retirou de um de seus centros educacionais o nome da família Sackler, uma das mais importantes patrocinadoras das artes na cidade. Os Sackler são donos do laboratório que produz o OxyContin, analgésico altamente viciante, tido como um dos responsáveis pela crise da dependência em opioides nos EUA. O Metropolitan Museum, também em Nova York, já havia cortado laços com os Sackler. (Folha)

Outras vezes a arte é obrigada a se posicionar. O Instagram do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) foi inundado por críticas devido à utilização de aranhas vivas na obra Sí, Quería, do artista paraguaio Joaquín Sánchez. A direção do Malba pediu desculpas e disse que os animais foram devolvidos a seu habitat natural. (Globo)

Para ver a agenda completa, clique aqui, e, para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook