Confira os destaques da agenda cultural

Publicado em: 10 dez 2021

Campo Grande (MS) – Até 1975 a lista de indicados ao Oscar de Melhor Direção era um vestiário masculino, mas naquele ano essa barreira foi rompida graças à genialidade da cineasta italiana Lina Wertmüller, que morreu ontem, aos 93 anos. Amiga e discípula de Federico Felini, Lina estreou como diretora e roteirista em 1963 e conquistou Hollywood 12 anos depois com Pascoalino Sete Belezas (trailer), a hstória de um prisioneiro de guerra lembrando sua nada glamurosa vida. O filme lhe rendeu também a indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Lina continuou dirigindo até 2004 e, em 2019, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra. A família não informou a causa da morte. (Variety)

Em tempo, a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção foi Kathryn Bigelow, em 2010, por Guerra ao Terror (trailer).

Confira os destaques da agenda cultural.

Até o dia 12, o Festival Curta Brasília comemora 10 anos com uma edição online e gratuita, que disponibiliza mostras em realidade virtual de curtas nacionais e internacionais.

O diretor Rodrigo Portella inicia nessa sexta a temporada da performance audiovisual de auto ficção (RE)Play no canal do Sesc Rio de Janeiro no YouTube.

No domingo será lançado o aplicativo Projeto Afro: Além da Tela, que pretende conectar usuários à iniciativa de mapeamento e difusão de artistas plásticos negros. De Abdias Nascimento a Ana Raylander Mártis, 170 nomes já foram cadastrados.

Para ver a agenda completa, clique aqui, e para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Fonte: Meio

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook