MS tem destinos para folia, aventura ou descanso no carnaval

Publicado em: 13 fev 2023

Campo Grande (MS) – Ainda dá tempo de se programar para um dos feriados mais esperados pelos brasileiros: o carnaval. E Mato Grosso do Sul tem opção de destinos turísticos para todos os gostos e tudo aqui, pertinho de casa.

Os dois principais destinos de Mato Grosso do Sul e que também estão entre os destinos de turismo de natureza mais procurados do mundo, Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena, recebem aqueles foliões que gostam de aventura, descanso e muita conexão com a natureza.

A região de Bonito/Serra da Bodoquena está preparada para receber os amantes do ecoturismo durante o carnaval ou depois dele. Lá você pode flutuar em águas incrivelmente cristalinas, conhecer cavernas encantadoras e dolinas cheias de pássaros, praticar esportes de aventura e tomar banhos de cachoeira revigorantes.

Já o Pantanal oferece confortáveis hotéis fazenda, pesca esportiva, safári fotográfico e passeios de contemplação da fauna e de toda a natureza deslumbrante. Vale também apreciar a gastronomia pantaneira e conhecer regiões surpreendentes como a Serra do Amolar.

Mato Grosso do Sul tem ainda a região Cerrado Pantanal, com suas inscrições rupestres, trilhas e contemplação nos parques naturais de Alcinópolis e atividades de aventura em Costa Rica, como tirolesa, trilhas e cachoeiras.

Folia carnavalesca

E na capital do Pantanal acontece um dos principais carnavais da região Centro-Oeste. Em Corumbá tem concurso de marchinhas, escolha da Corte de Momo, bailes infantis, roda de samba, cordões e blocos carnavalescos, além dos tradicionais desfiles de Escolas de Samba. A festa contou apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura.

A folia também estará presente em Campo Grande, que também contou com apoio do Governo do Estado. Na Capital vai ter bloquinhos de rua que vão se apresentar na Esplanada Ferroviária e em vários locais da cidade, além de desfile de Escolas de Samba na Passarela do Samba (Praça do Papa). E, para quem quer só curtir a natureza, nos arredores da cidade também tem muita trilha, rios e cachoeira. Fale com seu agente de viagens para saber mais sobre os destinos turísticos do MS.

Outras cidades de Mato Grosso do Sul como Bataguassu, Nioaque, Paranaíba, Piraputanga, Porto Murtinho e Três Lagoas também anunciaram programação carnavalesca com matinês, concursos de Rainha e Rei Momo, bandas que animarão a festa com muito samba, as tradicionais músicas de carnaval e até música sertaneja.

O diretor-presidente da Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, fala sobre a expectativa para o Carnaval no Estado. “Acredito que teremos um ótimo fluxo de sul-mato-grossenses circulando pelos nossos destinos. Esperamos que a folia esteja aliada à preservação da natureza e à tranquilidade, com segurança e respeito”, finaliza.

Biossegurança

As festas de carnaval retornam após quase três anos de pandemia da Covid-19, mas o coronavírus ainda está em circulação. Por isso, as medidas de biossegurança ainda são recomendadas, assim como manter em dia o esquema vacinal contra a doença.

Proteção à Criança e ao Adolescente

A FundturMS, que agora é ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), faz parte do Grupo de Trabalho Carnaval 2023, que construiu a campanha “Alegria, Cuidado e Proteção” a fim de chamar atenção da sociedade sul-mato-grossense para o cuidado com crianças e adolescentes no período carnavalesco.

Entre as ações está o desenvolvimento de comunicação e ações preventivas e sensibilização do setor de bares, restaurantes e similares para a proibição de venda ou oferta de bebida alcoólica para menores de 18 anos. A campanha também pretende orientar e sensibilizar o setor hoteleiro, agências de viagens e empresas de transporte para não violar os direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Governo MS

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook