Campo Grande (MS) – A internet 5G chega em Campo Grande a partir de hoje (19), conforme divulgado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na semana passada. Apenas 47 bairros da Capital, porém, já terão a cobertura dessa tecnologia.
A data marca o início da implementação da tecnologia que tem previsão para estar pronta a partir do dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista em edital, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para as empresas Claro, Tim e Vivo ter, no mínimo, 11 estações de 5G ativadas em Campo Grande.
O sinal do 5G só se torna visível nos celulares à medida que se instalam as antenas por parte das operadoras. Neste primeiro momento, segundo as próprias operadoras, a TIM é a que vai oferecer a maior cobertura, com 47 bairros.
A Vivo terá 5G em três bairros: Centro, bairro Santa Fé e Jardim dos Estados. E a Claro quatro localidades: Centro, Vila Glória, Itanhangá e Chácara Cachoeira.
A ampliação de serviços de telecomunicação aumentará o alcance digital de pessoas que moram em áreas periféricas (urbana ou rural) ou locais onde não possuem sinal de celular de qualidade.
O objetivo da implementação do 5G, segundo a Prefeitura de Campo Grande, é promover o avanço tecnológico da cidade, proporcionando que o novo sinal ajude a melhorar o serviço em áreas da segurança pública, telemedicina, educação a distância (EaD), automação e no acesso à internet.
O que é preciso para receber este sinal em seu aparelho de telefone na Capital de Mato Grosso do Sul?
Primeiro, é necessário ter um aparelho compatível com o 5G
Se o seu celular não tiver a tecnologia 5G disponível, você não conseguirá acessá-la. Isso vem de fábrica. A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados.
A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.
Confira a lista completa dos aparelhos compatíveis neste link e saiba se o seu está na lista.
Operadora certa
Além do celular já preparado, a sua operadora de telefonia móvel também precisa disponibilizar o acesso ao sinal 5G.
As empresas Claro, Vivo e Tim informaram que já está tudo pronto para que o serviço seja fornecido aos clientes de Campo Grande e ressaltaram que o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia.
Local certo
Também é preciso estar dentro da área de cobertura do sinal 5G. Se você estiver em uma região da cidade que o sinal não alcança, ele não se conectará. Questionadas pelo Jornal Midiamax, as operadoras não informaram sobre as estações, o número de antenas e nem os bairros contemplados.
Último passo para acessar o 5G
Caso seu telefone, por mais que tenha a tecnologia disponível, não conecte automaticamente, é preciso configurar o aparelho para receber o sinal 5G. Como?
- Acesse “Configurações”;
- Toque em “Rede e Internet”;
- Selecione a opção “Cartões SIM ou Chips”;
- Toque em “Tipo de rede preferida”;
- Marque a conexão de internet 5G.
Pronto, seu smartphone estará conectado ao novo sinal.
5G em Campo Grande
De acordo com o site Nperf, a concentração de celulares aptos a receber a tecnologia estão na região central de Campo Grande.
O site tem um mapa com a cobertura 5G no mundo e mostra a concentração de usuários com celulares aptos em cada cidade. O dado é baseado em pessoas que usam o aplicativo Nperf em seus smartphones, que também mede a velocidade da internet que chega nos aparelhos.
Em Campo Grande, há concentração de aparelhos na extensão da avenida Afonso Pena e na rua Bahia. Há também em parte da avenida Mato Grosso e das ruas 25 de dezembro, Antônio Maria Coelho, Marechal Rondon. Além de trechos da avenida Eduardo Elias Zahran e Fernando Corrêa da Costa.
Fonte: Com informações Correio do Estado e Jornal Midiamax