Lula pede estudos adicionais sobre nova regra fiscal

Publicado em: 20 mar 2023

Campo Grande (MS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou à equipe econômica que realize estudos adicionais sobre a proposta da nova regra fiscal, que irá substituir o teto de gastos.

texto foi apresentado ao petista na última sexta-feira (17). Segundo relatos feitos à CNN, Lula gostou da proposta, mas solicitou análises sobre a sua viabilidade.

Além disso, sugeriu que ela seja discutida com economistas e parlamentares antes de ser apresentada à imprensa, na tentativa de encontrar brechas que possam ser questionadas posteriormente.

A meta estabelecida pelo petista é de que o texto final seja apresentado até sexta-feira (24), antes de viagem oficial de Lula para a China.

Em entrevista à CNN, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a proposta não será nem tão restritiva como o teto de gastos, nem tão liberal como uma simples meta de endividamento ou de superávit primário.

Fontes do Ministério da Fazenda disseram à CNN que o plano deve ser algo como um gatilho relacionado à arrecadação federal. Mas essa confirmação não foi feita, já que Haddad tem evitado dar mais detalhes sobre o tema.

O Palácio do Planalto indicou a líderes partidários que a definição final do relator da proposta da nova regra fiscal caberá ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Hoje, o posto é disputado entre PP e União Brasil. Lira disse à CNN que o PP pediu para ficar com a relatoria da proposta, que deve ser apresentada até o final da próxima semana.

Segundo relatos feitos à CNN, o governo federal avalia que um nome menos afinado à gestão petista pode ajudar a convencer parlamentares oposicionistas a apoiarem a proposta.

Fonte: CNN Brasil

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook