Campo Grande (MS) – A importância da transformação digital na gestão fazendária foi tema de um encontro nacional entre integrantes das Secretárias Estaduais de Fazenda. A troca de experiências entre os fiscos, tem como objetivo promover ações integradas que racionalizem custos, eliminem entraves burocráticos, facilitem o cumprimento das obrigações tributárias e aprimorem o controle e a fiscalização por parte dos órgãos governamentais.
O Coordenador Adjunto do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), auditor fiscal da Sefaz-MS, Esaú Aguiar, avalia que a construção desse evento foi muito importante para demonstrar a importância do trabalho em rede, do alinhamento entre os grupos temáticos e da necessidade de construir uma mentalidade estratégica em transformação digital. “A transformação digital vem promover a valorização e a efetividade da atuação profissional dos servidores fazendários por meio das novas tecnologias”, pontuou.
Durante o evento foi realizada uma palestra do Fundador da AMANA-KEY, Oscar Motomura, apresentando em um mapa mental reflexões e provocações inspiradoras em relação aos impactos da Transformação Digital(TD) na esfera pública.
Também foram apresentados, em palestra proferida pelo Auditor Fiscal do Espirito Santo, Bruno Aguilar, os pilares de uma transformação digital. A consultoria EloGroup apresentou um programa de formação em TD na área fiscal que terá seus dois primeiros módulos nos meses de setembro e outubro deste ano.
Participaram do encontro o Secretário de Estado de Fazenda de Pernambuco Décio Padilha – Presidente do (COMSEFAZ); o Diretor Institucional do COMSEFAZ André Horta Melo; o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada; a Presidente da Fenafisco, Marlúcia Paixão ; a especialista do BID, Cristina Mac Dowell; a Presidente do GEFIN Célia Carvalho; a Coordenadora do GDFAZ Sayonara Pereira; o Coordenador Geral do ENCAT Luiz Dias; e o Presidente da COGEF Reuben Rocha que expuseram as suas percepções e a importância do tema nas agendas atuais para os fiscos Estaduais.
O evento foi promovido por meio de uma parceria entre o GDFAZ, o Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais); a Cogef (Comissão de Gestão Fazendária); Gefin (Grupo de Gestores das Finanças Estaduais) e o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal).
Todo conteúdo pode ser acessado pelo Youtube, clicando aqui.