Deputados federais de MS votam a favor do ‘orçamento secreto’

Publicado em: 01 dez 2021

Campo Grande (MS) – Dos oito deputados federais eleitos, quatro se posicionaram favoráveis a Projeto de Lei do Orçamento Secreto para o exercício de 2022, na noite de segunda-feira (29), no Congresso Nacional.

Drº Luiz Ovando (PSL), Bia Cavassa (PSDB), Loester Trutis (PSL) e Beto Pereira (PSDB) foram os parlamentares que votaram a favor do PL, apenas o deputado Fábio Trad (PSD) se posicionou contra. 

Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) optaram pelo voto de obstrução. Somente Rose Modesto (PSDB) não esteve presente na sessão. 

No entanto, a proposta foi aprovada e placar entre os deputados foi de 268 votos favoráveis e 31 contrários.

Conforme Fábio Trad, o único parlamentar que votou contra, o texto de resolução propõe muito poder a uma pessoa só. ” Vai dar muito poder nas mãos de uma só pessoa e não há garantia de que não poderá ser utilizada para escambo político para obtenção de voto pró-governo”, pontuou o parlamentar. 

No senado, Nelson Trad (PSD) foi oposto ao que irmão falou e votou favorável a proposta. Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL) votaram contra. 

A proposta 

O projeto de resolução cria um teto para as emendas de relator, com a proibição de que o valor total supere o das emendas individuais e de bancada. 

A proposta determina transparência a partir da promulgação da lei, mas deixa de fora os dados sobre as emendas de relator de 2020 e 2021.

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook