Confira as dicas culturais para aproveitar o fim de semana

Publicado em: 16 abr 2021

Campo Grande (MS) – O multiartista Muato lança hoje o single Me respirar (clipe no Youtube), parceria dele com a rapper e poeta Carol Dall Farra. Versos da canção vão virar instalações pelos muros do Rio nas próximas semanas.

Até 5 de maio, o 47º Festival SesMelhores Filmes oferece a oportunidade ver ou rever filmes lançados recentemente, como Sertânia, de Geraldo Sarno, Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma, e Você Não Estava Aqui, de Ken Loach.

O festival Chiii continua nesta semana com apresentações do Percorso Ensemble e do Novíssimo Edgar, entre outros. Na segunda, o evento promove uma conversa sobre jornalismo musical com Guilherme Werneck, publisher da Bravo!, a socióloga e pesquisadora Pérola Mathias e o jornalista Diego Pessoa.

Idealizada pela artista Anna Maria Maiolino e pelo curador Paulo Miyada, a revista digital Presente será lançada na próxima quarta. A primeira edição conta com colaborações de artistas como Dalton Paula e Tania Rivera, além de ensaio inédito em português de Ursula K. Le Guin.

Nos últimos dias do festival É Tudo Verdade, estão entre os destaques um documentário sobre Frank Zappa dirigido por Alex Winter e A Última Floresta, longa de Luiz Bolognesi com Davi Kopenawa que encerra a programação.

A Osesp volta a transmitir concertos direto da Sala São Paulo hoje com obras dBach e Rameau regidas por Luis Otavio Santos, especialista no repertório barroco.

Em luta contra um câncer, a atriz Kate Hansen volta aos palcos para a temporada online de Clarice e os Corações Selvagens, com dramaturgia de Júlio Kadetti.

Em edição especial do Improfest, hoje acontece um encontro de peso entre os músicos João Parahyba, Danilo Tomic e Paulo Hartmann. Na terça, o cantor Romulo Fróes apresenta um show baseado no disco Barulho Feio, lançado em 2014.

Na quinta, começa a mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares, que apresenta um mosaico do período a partir da seleção de 10 curadores. Vaga Carne, de Grace Passô, e A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa, estão entre os filmes selecionados.

Para os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, a curadora Denise Mattar elaborou 50 Duetos a partir de obras do acervo, formando duplas como Adriana Varejão e Sérgio Helle, Beatriz Milhazes e Irmãos Campana e Salvador Dali e Xico Stockinger. A mostra pode ser vistonline.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Plataformas streaming

Netflix, estreia hoje “Meu Pai e Outros Vexames”, com Jamie Foxx no elenco principal. Na história, um pai solo, dono de uma empresa de cosméticos, precisa aprender a lidar com a filha adolescente que foi morar com ele.  

Outro destaque da plataforma é o filme “Amor e Monstros”. Sete anos depois de sobreviver a um verdadeiro apocalipse, o azarado Joel (Dylan O’Brien) sai do bunker subterrâneo para tentar voltar com a ex neste filme que acaba de ser indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Também na Netflix, estreia “Radioactive”, a história da grande cientista Marie Curie. O longa-metragem mostra que, movida por uma grande paixão, Marie Curie (Rosamund Pike) embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre (Sam Riley). Juntos, eles fazem descobertas que vão mudar o mundo. A história é baseada em fatos reais.  

Ainda na Netflix, tem a chegada da série “Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro”. Na trama, seis casais de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, vivem relacionamentos duradouros e compartilham suas histórias de amor em relatos filmados ao longo de um ano.

No Amazon Prime Video, o destaque vai para quem gosta de séries de época. Downton Abbey é uma série que se passa no início do século XX, quando a família Crawley faz de tudo para sustentar o legado de Downton Abbey.  

A história começa quando Robert Crawley (Hugh Bonneville), após a morte de um parente no Titanic, descobre que o novo herdeiro da propriedade é o seu sobrinho Matthew Crawley (Dan Stevens), que mora longe. Cinco temporadas estão disponíveis no streaming.  

Já no Disney+, o destaque vai para “Big Shot – Treinador de Elite”, que conta a trajetória do enérgico treinador de basquete Korn, que aceita um emprego em uma escola secundária para mulheres. 

Concurso

O concurso “Repensar e reimaginar o MIS antes e pós-pandemia em imagens e sons” está com inscrições abertas até o dia 7 de maio. O objetivo é refletir criativamente e criticamente sobre a relevância do museu para a sociedade e os desafios impostos pelos avanços tecnológicos. 

Os selecionados receberão um kit cultural entregue em data e horário organizado pelo CineCafé.

As inscrições deverão ser feitas no link, e a entrega das premiações ocorrerá durante a 19ª Semana Nacional de Museus – Ibram 2021, cujo tema é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. 

O concurso é uma parceria da Escola de Cinema e Belas Artes de Mato Grosso do Sul (CineCafé) com o Museu da Imagem e do Som (MIS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook