5ª alta seguida: PIB do Brasil avança 0,4% no 3º trimestre

Publicado em: 02 dez 2022

Campo Grande (MS) – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no 3º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, divulgou nesta quinta-feira (1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o quinto trimestre de alta consecutiva da atividade econômica do país. Em relação ao 2º trimestre, houve uma desaceleração no crescimento.

Com esse resultado, o PIB chega ao maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Além de atingir o maior nível da série, o PIB ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.

Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,6%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em setembro, a atividade econômica cresceu 3% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O acumulado do ano foi de 3,2% frente ao mesmo período de 2021.

Variação do PIB em trimestres — Foto: Arte g1

Variação do PIB em trimestres — Foto: Arte g1

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2022 foi estimado em R$ 2,544 trilhões.

De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, com o resultado do 3º trimestre, o patamar da economia brasileira superou em 1,4% o pico, que até então havia sido registrado no 1º trimestre de 2014. Isso significa que a atividade econômica do país atingiu o seu maior nível em 26 anos.

Questionada sobre a perda de fôlego, Rebeca apontou dois fatores para este movimento – o distanciamento da base de comparação baixa, provocada pela pandemia, e as medidas do governo para conter a inflação.

“Realmente (perdeu fôlego). A gente já vai crescendo há cinco trimestres e a base tem aumentado. Tem a ver também com a política monetária fazendo mais efeito sobre a economia”, observa.

Fonte: G1

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook