Abertura de empresas em 2018 supera volume dos últimos 4 anos

Publicado em: 21 jan 2019

Campo Grande (MS) – Dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) apontam que, em 2018, Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 6.360 novas empresas, volume que é o maior registrado ao longo de quatro anos. Conforme relatório do órgão, foi confirmada tendência de recuperação da economia após a crise que, entre 2015 e 2016, castigou a economia brasileira.

“A abertura de empresas tem ligação direta na confiança do empresário de que seu negócio dará certo. Ninguém vai investir seu dinheiro que estava seguramente guardado se não tiver certeza de que vai ganhar mais com isso”, afirmou Augusto Cesar Ferreira de Castro, presidente da Jucems, via assessoria. 

Conforme o órgão, em 2015, início da crise com uma retração de 3,5% na economia, foram abertas 5.921 empresas. O número representou queda de 11,7% na comparação com 2014. Neste mesmo período, em meio à adoção de medidas de corte de gastos e austeridade fiscal, a economia estadual registrou retração de 0,3%. 

No ano seguinte, com a continuidade da crise, a Jucems registrou 5.750 empresas abertas, ou 2,88% a menos que no ano anterior. Em 2017, indicadores econômicos sugeriram melhora na economia –levantamento do Banco Santander indicou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado cresceu 2,4%, ante 1% do restante do país. Os dados oficias não foram divulgados. 

“Esse equilíbrio está muito na linha do que a gente quer para Mato Grosso do Sul, que é o desenvolvimento sustentável e essa projeção sinaliza o que o governo está conseguindo fazer, o que propõe, que é o crescimento de todas as atividades dentro do Estado”, afirmou Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Estado de Maio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). 

Dezembro – Segundo a Jucems, foram abertas 388 empresas no Estado em dezembro, sendo 251 no setor de serviços. Também registrou a abertura de 126 empresas na área de comércio e 11 indústria. Campo Grande liderou o número de novos empreendimentos, com 194, seguida por Dourados (31), Três Lagoas (16) e Naviraí (12). 

Também no mês passado foram abertas 114 filiais de empresas. Em todo o ano, o número desse tipo de negócio chegou a 1.723, contra 1.162 em 2017. Segundo Augusto Castro, o início das operações da Jucems Digital, que permite verificar a abertura de filiais também fora do Estado, ajudou no acompanhamento –o sistema também permite que constituições, alterações, extinções e arquivamentos de documentos possam ser feitos pela internet.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook