Banco Central reduz Selic para 6,5% e sinaliza chance de novo corte em maio

Publicado em: 22 mar 2018

Campo Grande (MS) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu na quarta-feira (21) a taxa Selic de 6,75% ao ano para 6,5%, nova mínima histórica. E com a inflação surpreendendo para baixo e ameaçando ficar abaixo da meta, acenou uma nova redução, de 0,25 ponto percentual, na reunião dos dias 15 e 16 de maio. 

“Para a próxima reunião, o Comitê vê, neste momento, como apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional. O Comitê julga que este estímulo adicional mitiga o risco de postergação da convergência da inflação rumo às metas”, afirmou o comunicado apresentado após a reunião de ontem. 

Na avaliação do Banco Central, a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa. E que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural, que é aquela que promove máximo crescimento com inflação nas metas. 

Em termos reais, os juros oscilam na linha dos 2,5% ao ano, menor patamar desde meados de 2013, considerando o swap de juro de 360 dias descontado da inflação esperada para os próximos 12 meses. Quando o BC começou o atual ciclo de baixa, o juro real estava ao redor de 6,9%. Leia mais  clicando aqui.

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook