Campo Grande (MS) – Confirmando as projeções, o setor de comércio eletrônico no Brasil registro um aumento no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com pesquisa do Ebit, houve um aumento de 12,1% no faturamento, totalizando 23,6 bilhões de reais, ante 21 bilhões de reais do último ano.
O resultado é reflexo do aumento em 8% no número de pedidos para 54,4 milhões, enquanto o tíquete médio passou para R$433, um aumento de 3,8%. Segundo a pesquisa, o crescimento não foi maior devido à greve dos caminhoneiros que diminuiu as compras por um período.
A expectativa é que até o final do ano, o comércio eletrônico movimente R$534 bilhões, um crescimento de 12%, com aumento de 8% no número de pedidos. Tal aumento também será impulsionado pelas compras de natal e a famosa black friday.
A black friday gerou um faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce em 2017, uma alta de 10,3% ante aos R$ 1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado. O levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico leva em conta dados de compras dos dias 23 e 24 de novembro, ou seja, na quinta, véspera do evento, e sexta-feira. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões.
Além disso, a previsão é que em 2018 as compras de final de ano realizadas pelo dispositivo móvel aumentem e, consequentemente, os pedidos e-commerce. Em 2017 o e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões, com 50,3 milhões de compras.