Indústria de MS cresce 6,7% e sobe para 2º lugar no Centro-Oeste

Publicado em: 22 jul 2021

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul está em segundo lugar no ranking regional de crescimento industrial, é o que aponta a Pia (Pesquisa Industrial Anual) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira (21).

Conforme o levantamento, nos últimos 10 anos, o setor industrial do Estado cresceu 6,7% no VTI (valor de transformação industrial), chegando a 25,4% da produção, ficam em segundo lugar no ranking regional, ficando atrás apenas de Goiás com 47,3%.about:blankhttps://acdn.adnxs.com/dmp/async_usersync.html

Mas mesmo em segundo lugar, MS ficou em destaque, segundo a pesquisa, já que quase dobrou a participação estadual com a expansão da produção de papel e celulose e de biocombustíveis entre 2010 e 2019.

No Estado, as três principais atividades são ainda complementadas pela indústria alimentícia e concentram 78,7% do VTI estadual, mostrando a forte concentração produtiva e a dependência desses mercados na economia.

Além disso, na última década, o setor industrial de MS ganhou 19,2% de postos de trabalho. Ao todo foram empregadas pelas indústrias, só em 2019, cerca de 91,7 mil pessoas. No acumulado dos 10 anos o setor gerou 14,7 mil novos postos de emprego.

Ainda conforme a PIA, as atividades que apresentaram o maior percentual de pessoas empregadas em 2019 foram: fabricação de produtos alimentícios (42,3%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (19,5%) e fabricação de celulose, papel e produtos de papel (6,7%).

Fonte: Governo MS

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook