Inflação no Reino Unido atinge 10,1%, recorde em 40 anos

Publicado em: 18 ago 2022

Campo Grande (MS) – A taxa de inflação do Reino Unido alcançou 10,1% em ritmo anual em julho, a mais elevada em 40 anos, estimulada em particular pelo aumento dos preços dos alimentos, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Em junho, a inflação em ritmo anual foi de 9,4%. Os aumentos de preços foram generalizados no mês passado, mas “os alimentos subiram em particular, especialmente produtos de padaria, laticínios, carne e legumes”, explicou Grant Fitzner, economista-chefe do ONS, no Twitter.

A alta de preços pode superar 13% em outubro, quando estão previstos aumentos drásticos dos preços da energia, segundo as previsões do Banco da Inglaterra.

O Reino Unido enfrenta uma crise do custo de vida, com salários que não acompanham a inflação.

O primeiro-ministro Boris Johnson deixará o cargo em setembro e o novo chefe de Governo, que será escolhido entre os conservadores Liz Truss e Rishi Sunak, herdará a crise econômica.

No início do mês, o banco central britânico alertou que o Reino Unido enfrentará uma recessão e avaliou que a economia começará a encolher a partir do último trimestre de 2022, podendo se contrair até o fim de 2023.

Fonte: CNN Brasil

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook