MS registra segundo maior aumento na produção industrial

Publicado em: 23 maio 2023

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul registrou segundo maior aumento na produção da indústria brasileira, segundo dados da PIM (Pesquisa Industrial Mensal) Regional, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a março de 2022, houve alta de 8,6%.

Neste mesmo período, Amazonas mostrou maior avanço – de 23,5% -, impulsionado, em grande parte, pelas atividades de equipamentos de informática e produtos eletrônicos.

Logo depois de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (7,3%), Mato Grosso (6,7%), Maranhão (6,6%), Rio de Janeiro (5,8%), Pará (3,1%) e Rio Grande do Norte (1,3%) também registraram taxas positivas mais elevadas do que a média nacional (0,9%), enquanto Bahia (0,7%) completou o conjunto de locais com avanço na produção.

Por outro lado, Rio Grande do Sul (-6,5%) e Goiás (-5,3%) assinalaram os recuos mais acentuados, pressionados, principalmente, pelo comportamento negativo observado nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, além de produtos alimentícios, por exemplo.

Santa Catarina (-3,1%), São Paulo (-2,4%), Pernambuco (-2,3%), Ceará (-1,8%), Espírito Santo (-1,1%), Região Nordeste (-1%) e Paraná (-1%) mostraram os demais resultados negativos nesse mês.

Trimestre – No indicador acumulado para o período de janeiro a março de 2023, comparado ao primeiro trimestre de 2022, a redução verificada na produção nacional (-0,4%) alcançou 13 dos 18 locais pesquisados, com destaque para Rio Grande do Sul (-9,2%), Mato Grosso (-7,4%) e Bahia (-5,2%).

Ceará (-4,3%), Região Nordeste (-4,2%), Santa Catarina (-4,1%), Pernambuco (-3,3%), São Paulo (-3%), Espírito Santo (-2,9%), Rio Grande do Norte (-2,7%), Pará (-2,2%), Goiás (-1,7%) e Paraná (-0,3%) completaram o conjunto de locais com queda na produção no índice acumulado no ano.

Por outro lado, Amazonas (14,8%), Maranhão (8,3%) e Minas Gerais (8%) assinalaram os avanços mais acentuados, impulsionados, em grande parte, pelas atividades de equipamentos de informática.

Rio de Janeiro (6,1%) e Mato Grosso do Sul (3,1%) mostraram os demais resultados positivos neste mês.

O IBGE leva em consideração diversas pesquisas industriais para traçar o panorama e, no Estado, avaliou 12 produtos. Não foram detalhadas mais informações, já que o critério de seleção de unidades da Federação com as especificidades não inclui Mato Grosso do Sul.

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook