Obra da ponte de Murtinho só deve começar em 2020

Publicado em: 28 jan 2019

Campo Grande (MS) – A ponte ligando Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, só deverá deslanchar mesmo em 2020. A informação foi repassada pelo novo conselheiro da Itaipu Binacional, Carlos Marun, que esteve, na quarta-feira, em Brasília e conversou com o general Silvio Luna, diretor-geral da maior geradora de energia. Os dois integrantes da empresa trataram de assuntos sobre o futuro da Binacional. 

De acordo com Marun, os procedimentos para a construção da ponte de MS devem ser iniciados somente a partir do primeiro semestre do ano que vem. Já a ponte que liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, vizinha a Ciudad del Este, passando pelo Rio Paraná, poderá ter as obras iniciadas no segundo semestre deste ano. 

“A nova ponte de Foz tem projeto mais adiantado, e nosso pensamento é que se inicie ainda no primeiro semestre. Já a ponte de Porto Murtinho tem, por enquanto, apenas o anteprojeto. Tem que avançar muito, com projeto executivo, licenciamento ambiental, uma série de coisas. Precisa de uma série de coisas antes de começar o trabalho, acreditamos que isso ocorra no primeiro semestre de 2020 realmente”, explicou o conselheiro. 

O custo total previsto para essas duas pontes é de US$ 270 milhões, pouco mais de R$ 1 bilhão, investidos ao longo dos próximos dois anos e meio a três anos, prazo também previsto para a conclusão das obras. Pelo que foi acordado entre os dois governos e pela diretoria de Itaipu, a parte paraguaia da usina financiará a construção da ponte em Mato Grosso do Sul, e a margem brasileira entrará com recursos para a ponte em Foz do Iguaçu. Agora, os projetos devem ficar a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

“Fiquei muito feliz ao constatar que o novo diretor-geral é um entusiasta da nova fase da integração entre o Brasil e o Paraguai, que será incentivada por Itaipu, com a construção de duas novas pontes entre os países”, comemorou Marun. 

Na ocasião, o conselheiro aproveitou para fazer visita de cortesia ao ministro do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Santos Cruz, que o sucedeu na chefia da Secretaria de Governo. 

Com mandato até 16 de maio de 2020, Marun acrescentou que o governo terá que se empenhar muito para que isso aconteça. “Obviamente eu, no conselho de Itaipu, vou trabalhar para que isso aconteça o mais rapidamente possível, para que seja iniciada e concluída esta ponte. Esta obra vai representar um novo momento para nosso Estado, já que vai unir o Atlântico e o Pacífico, através de Mato Grosso do Sul”, frisou.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook