Campo Grande (MS) – A menos de 40 dias para o início do plantio da safra de soja 2018/2019, produtores de Mato Grosso do Sul já venderam antecipadamente 27,34% da oleaginosa, que só será colhida a partir de fevereiro de 2019. O volume representa cerca de R$ 3 bilhões movimentados no Estado, considerando a estimativa do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) para a soja neste ano, que é de R$ 11,192 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No geral, o ritmo de vendas está bastante avançado, tendo em vista que, no mesmo período do ano passado, o volume comercializado com antecedência era apenas de 10,68%. Os dados são da Granos Corretora, que estima redução de 1,23% na produção do grão em relação à safra anterior, de 9,3 milhões de toneladas. O volume total produzido está projetado em 9,2 milhões de toneladas.
Segundo o corretor da Granos, Jorge Filho, a valorização do dólar é a principal razão para o aumento das transações antecipadas. “Nos últimos dias, houve até um recuo por conta da queda da cotação [da moeda norte-americana]. Mas nas semanas anteriores, quando o dólar estava mais alto, as vendas avançaram muito”, explica.