Simone Tebet é a favor da suspensão da venda da UFN3

Publicado em: 30 jan 2023

Campo Grande (MS) – Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que é a favor da suspensão da venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) e que apoia a decisão da Petrobras em interromper o processo de competição entre empresas.

Ex-prefeita de Três Lagoas e responsável por ceder o terreno o qual a unidade foi construída, Tebet participou diretamente das negociações para impedir que a fábrica fosse comprada pela empresa russa Acron.

A justificativa foi a de que não queria que a fábrica fosse rebaixada a uma misturadora.

“Fui eu quem fiz a denúncia de que a licitação havia previsto apenas que a empresa que vencesse o certame pudesse utilizar a fábrica como mera misturadora, o que significa que ela não precisaria produzir fertilizantes, não geraria os empregos diretos e indiretos que são tão necessários para a cidade e para o nosso Estado”, disse.

Em 2022, a empresa russa Acron manifestou interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas não concluídas porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes, que não teve aprovação do governo do Estado.

Tebet ressaltou que o próximo passo é aguardar a conclusão da obra. “A Petrobras pode, a partir de agora, terminar ela mesmo essa fábrica para então tocar a produção de fertilizantes ou então colocar à venda quando a unidade enfim estiver concluída”, afirmou.

Durante a ocasião, a Ministra enalteceu o novo presidente da Petrobras e ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN). “Foi meu colega senador e é extremamente competente. [Ele] tem consciência da importância dessa fábrica”, disse.

UFN3

A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) é uma fábrica localizada em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.

A construção da UFN3 teve início em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com 81% de conclusão das obras. O orçamento inicial da obra estava estimado em R$ 3,9 bilhões.

Quando estiver concluída, a fábrica terá capacidade para produzir 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia por dia, além de dobrar a produção nacional de fertilizantes.

Também proporcionará empregos, renda e desenvolvimento para o município de Três Lagoas e restante do Estado. Além disso, irá reduzir a dependência de fertilizantes importados.

O empreendimento será estratégico para ajudar a suprir a demanda por fertilizantes no País e principalmente para trazer desenvolvimento para o Estado.

De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Jaime Verruck, a UFN3 representaria um adicional de, praticamente, 20% do total da produção de nitrogenados, amônia e CO2 do País.

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook