Vendas do comércio em MS dobram mais que a média nacional

Publicado em: 17 maio 2023

Campo Grande (MS) – Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) apontam que Mato Grosso do Sul fechou o mês de março com crescimento (2,1%) no volume de vendas do comércio varejista, índice esse que foi mais do que o dobro da média nacional (0,8%). 

Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PMC mostra o comportamento do comércio no País, servindo de bases para quem planeja abrir um negócio e busca informações sobre a economia nacional, como para as empresas do setor compararem o próprio desempenho. 

Análise da pesquisa aponta que esse crescimento indica a saída de uma estabilidade, vista em fevereiro, para um cenário de crescimento em março.

Ainda, essa última alta mensal nacional foi observada em três das oito atividades que compõe o comércio varejista, sendo: 

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%),
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e
  • Móveis e eletrodomésticos (0,3%).
PMC BR MS

Números dessa pesquisa econômica revelam que o acumulado do trimestre – para o setor varejista nacional – é positivo, fechando em 2,4%, e que Mato Grosso do Sul também encerra os primeiros três meses com um número que é exatamente o dobro da média brasileira (4,8%). 

Vale ressaltar que esse crescimento do varejo foi observado em 23 das 27 unidades da Federação com as quedas sendo observadas apenas no Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%), segundo o IBGE. 

Gerente da pesquisa, Cristiano Santos explica que, no geral, o desempenho dos setores se mostrou bem equilibrado, e algumas mostraram resultados próximos dessa estabilidade.  “Como foi o caso de hiper e supermercados, atividade de maior influência. Já o resultado positivo para o mês pode ser explicado também pelo fato de o setor com o segundo maior peso, de artigos farmacêuticos e perfumaria, ter subido 0,7%”, esclarece ele. 

Ainda, a PMC revela que a variação acumulada dos últimos 12 meses, para Mato Grosso do Sul, foi um aumento de 6,3%, enquanto o indicativo nacional registra para o mesmo período a estabilidade na casa de 1,2% atualmente. 

Varejo ampliado

Quando o olhar é voltado para o chamado “varejo ampliado”, nacionalmente o indicativo já mostra quatro meses de altas, motivadas principalmente pelo comércio de veículos e motos, partes e peças, fechando março em 3,6% frente a fevereiro. 

Para Mato Grosso do Sul, o crescimento de março frente a fevereiro também foi positivo, subindo o índice em 4,3%, enquanto a alta em comparação com o mesmo mês de 2022 é de 2,3%.  

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook