Campo Grande (MS) – O Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado) realizou na última terça-feira, dia 22, em Brasília, reunião para avaliação do novo governo, debater estratégias e ações em conjunto com as entidades afiliadas em relação à proposta de reforma da Previdência. A Febrafite foi representada pelo presidente do Sindifisco-DF, Rubens Roriz.
Na oportunidade, os dirigentes deliberam para a realização de uma ampla campanha de mídia prevista para começar o início do ano legislativo. A campanha será fechada ainda esta semana.
Além disso, aprovaram o texto da Nota Pública assinada pelo Fórum, a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público), a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), cujo teor firma o repúdio dos servidores diante de uma proposta que afronta a segurança jurídica e sem fundamentação atuarial real e transparente. O documento será disponibilizado em breve.
O objetivo do Fórum é buscar a interlocução sobre o serviço público, colocando-se à disposição do Poder Executivo federal, do Congresso Nacional e da sociedade brasileira para o necessário diálogo técnico e correto, na busca do aperfeiçoamento da Previdência Social dos trabalhadores.
Outros temas – A MP (Medida Provisória) 870/19, que trata da reorganização dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios, também foi debatida e criticada pelas entidades, assim como a IN (Instrução Normativa) nº 02, que trata do controle de ponto servidores.
Também foi pauta da reunião a eleição da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo), marcada para os dias 4 a 11 de fevereiro.