Campo Grande (MS) – Os dirigentes da Fenafisco, Celso Malhani e Glauco Honório, acompanhados pelo vice-presidente de Assuntos Tributários da Anfip, Cesar Roxo Machado, e representantes do Sinafresp, se reuniram no último dia 20 de janeiro, em São Paulo, nas dependências do Maksoud Plaza, para dar andamento às negociações junto ao departamento de eventos do hotel onde será realizado a 2ª edição do Fórum Internacional Tributário (FIT).
Na oportunidade foram discutidos orçamentos, datas e estruturação do evento, previsto para ser realizado no final de setembro, com foco na realidade tributária dos países da América Latina.
O evento, previsto para acontecer nas modalidades presencial e on-line, será conjugado com a tradicional Plenária Nacional do Fisco Estadual – Plenafisco e tem como objetivo reunir especialistas em tributação e economia dos países latino-americanos para, além de promover discussões sobre temas que permeiam a conjuntura econômica, abordar mecanismos para o fortalecimento da Administração Tributária e políticas para a promoção de justiça fiscal em países periféricos.
Segundo os organizadores, a 2ª edição do FIT, além de representar uma oportunidade para o intercâmbio de experiências internacionais, promove o debate de temas que desafiam o cotidiano tributário, instrumentalizando melhor a defesa e valorização da Administração Tributária, e consolida a parceria entre a Fenafisco e ANFIP, em projetos afetos à classe fiscal.
FIT
A 1ª edição do FIT, realizada em 2018, em São Paulo, reuniu especialistas em tributos e economia de quatro continentes para discutir práticas, mostrar um panorama geral da situação brasileira e realizar uma comparação com exemplos internacionais. Entre os assuntos, foram tratados: o sistema tributário europeu e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a experiência da América Latina, evasão, paraísos fiscais e meio ambiente.
Fonte: Fenafisco