Brasil Central aborda planejamento estratégico de MS e seis estados

Publicado em: 22 mar 2018

Campo Grande (MS) – O seminário Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras será realizado pelo Consórcio Brasil Central nesta sexta-feira (23.3) em Brasília e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja e secretários de Estado. Formado pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, tem atuação estratégica em desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística, articulação institucional, ambiente de negócios e gestão pública. 

Inédito, o seminário é o primeiro de uma série de três que tratarão de temas desenvolvidos no planejamento estratégico do consórcio. As próximas edições destacarão outras áreas centrais ao projeto, como desenvolvimento econômico e sustentável, infraestrutura e logística, e gestão pública e ambiente de negócios. “A construção de uma política pública de desenvolvimento integrado é o foco do consórcio. Esse seminário é uma oportunidade de entender a fundo as necessidades de cada estado e as maneiras como poderemos contribuir”, afirma o governador. 

Durante o encontro, também ocorrerá a posse do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, que assume a presidência do Consórcio pelo ano de 2018. O presidente anterior, o governador Marconi Perillo, de Goiás, presidiu o BrC em 2016 e 2017. Ambos foram escolhidos para o cargo por meio de votação pela Assembleia Geral, composta pelos sete governadores. 

“Encontramos no consórcio uma maneira de unir forças para crescer. Existe um importante trabalho de planejamento e inteligência, que garante que cada estado ofereça aquilo em que é melhor e seja suprido naquilo que falta”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja. Segundo ele, o Consórcio favorece a criação de um ambiente positivo e sustentável para negócios e fortalece a região como um ‘player’ no mercado internacional. 

2016-2028 

O consórcio atua na execução de um projeto de planejamento que compreende o período entre 2016 e 2028. Sua missão é promover o desenvolvimento integrado do Brasil Central, formulando políticas regionais e a viabilização de projetos, parcerias, recursos e competências orientados à melhoria da competitividade da região. 

A proposta é que na próxima década, o crescimento econômico seja acelerado por meio do cumprimento de metas como dobrar o crescimento de participação no PIB em comparação com o período de 2003-2013, alcançar o posto de segunda região mais exportadora do Brasil, garantir que todos os estados tenham 90% dos jovens de até 19 anos com o ensino médio concluído e alcançar percentual médio de pobreza de 6,2% na região. (Com informações do Portal do Governo de MS)

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook