Estudantes da Rede Estadual conhecem estrutura técnica da Sefaz

Publicado em: 10 maio 2018

Campo Grande (MS) – Os estudantes do 9º ano da EE Bonifácio Camargo Gomes, localizada no município de Bonito, estiveram nessa terça-feira (8) conhecendo a estrutura técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no Parque dos Poderes. Além de serem recepcionados pelos superintendestes dos diferentes setores, os alunos passaram também pelo gabinete do secretário da pasta, Guaraci Fontana.

Alunos da EE Bonifácio Camargo Gomes durante visita guiada pela Sefaz.

Na avaliação do secretário, é muito importante difundir o conhecimento e mostrar às gerações mais jovens que existe todo um aparato técnico para execução das políticas públicas de Governo. Ele reforçou que a grande missão na Sefaz é zelar pelo boa arrecadação e aplicação dos tributos como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),  Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA),  Imposto Sobre Transmissão “causa mortis” e Doação de Bens e Direitos (ITCD), além de outras transferências.

“Temos um corpo técnico de mais de 600 pessoas entre auditores fiscais – que fiscalizam as empresas – e fiscais tributários – que fiscalizam as mercadorias em trânsito. De todo o recurso que chega aqui destinamos 25% para Educação, 12% para Saúde, honramos as despesas de custeio, pessoal, transferência aos Poderes, bem como damos viabilidade aos projetos de Governo e as políticas públicas tais quais saneamento, moradia, segurança pública, saúde, entre outros. Fico muito contente de ver o interesse de todos”, explicou o titular da SAD.

Coordenador da Educação Fiscal Carlos Antunes e o superintendente de orçamento, Nelson Tsushima com alunos.

O coordenador do programa de Educação Fiscal da Sefaz, Carlos Roberto Antunes, guiou a visita e destacou o papel fundamental da educação na formação de cidadãos conscientes, que exerçam de fato o controle social por meio das ferramentas disponibilizadas pelo Poder Público.“Incentivar nossas crianças e jovens a conhecer as estruturas de governo é dar a oportunidade de que sejam cidadãos participativos no futuro. É preciso conhecer o funcionamento para poder realizar o controle social. Passamos por diversos setores como contabilidade, arrecadação e tributo, recursos humanos, auditoria, patrimônio, tesouro, para falar um pouquinho o trabalho que nossos servidores desempenham fiscalizando a correta aplicação dos recursos públicos auferidos do dinheiro dos impostos. Ficamos muito felizes em ver o interesse de todos o esperamos que mais escolas participem dos nossos programas de educação fiscal”, declarou.

Estudantes em visita a superintendência de auditoria da Secretaria Estadual de Fazenda de MS.

A visita guiada faz parte do projeto Curtindo e Compartilhando a Democracia, proposto pelo professor de História da Rede Estadual, Elton Teixeira, e supervisionado pela coordenadora Marilizi Duarte. A proposta tem como objetivo levar os estudantes a conhecer toda a estrutura dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Nossa visita à Sefaz proporcionou mostrar aos alunos como funciona o tramite dos tributos, que o governador Reinaldo Azambuja não trabalha sozinho, mas que possui auxiliares para gerir. Foi muito interessante ver de perto, saber como funciona a estrutura técnica e o trabalho do funcionalismo no gerenciamento das ações. Nessa visita trouxemos 44 estudantes, mas temos mais de 200 engajados no projeto. Saímos 2h da manhã de Bonito e estamos fazendo uma jornada aqui na Capital. Depois do conhecimento adquirido, vamos elaborar mostras, fóruns, debates na escola e com a comunidade para levar essas informações ao conhecimento de mais pessoas. É um projeto que tem como objetivo multiplicar o conhecimento adquirido”, finalizou.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook