Incentivos da Agricultura e Pecuária em MS são temas da Rodada do Conhecimento

Publicado em: 28 maio 2018

Campo Grande (MS) – Os Incentivos Fiscais da Agricultura e Pecuária e Nota Fiscal do Produtor (Eletrônica e Série Especial) foram os temas abordados no programa da capacitação do fisco estadual, Rodada do Conhecimento. Mais de 50 servidores da Sefaz participaram da palestra na manhã desta segunda-feira (28).

Na avaliação do coordenador da Unidade de Capacitação do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual, auditor fiscal Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, o assunto é de extrema importância, haja vista que a matriz econômica do estado é agropecuária. “O assunto é bastante presente e a palestra vem trazer informações sobre as notas e documentos que permeiam a fiscalização tanto de trânsito quanto de estabelecimento. São encontros relevantes porque neles saem as ideias de melhorias dos nossos sistemas. Ficamos muito contentes com o engajamento de todos os presentes”, pontuou o coordenador.

Os palestrantes foram os servidores da Sefaz, engenheiro de Produção, Josué A. Neves Júnior, e engenheiro Mecatrônico, Ewerton Cruz Cordeiro. Josué trabalha na coordenadoria de informação de inteligência fiscal e explica que todos os projetos de sistema de informação estão sendo transferidos para o setor. “Estamos no período de transição das informações. Temos uma parceria muito boa com a Semagro, que é a responsável pelas políticas de governo de incentivo. Nós entramos com a parte de auditoria, isto é, como fazer. O debate hoje foi o bastante proveitoso, tiramos muitas dúvidas de quais documentos acobertam diferentes situações e na parte de incentivos de saber como é feito e a melhor maneira de executar o controle. Com certeza um assunto bem aproveitado”, destacou.

Conforme Ewerton, que trabalha na Fiscalização de Agricultura e Pecuária, no início de 2017, quando foi implantado do sistema das notas fiscais do produtor eletrônica, houve muita dificuldade, mas hoje já estão em parte superadas. “No início tivemos muito trabalho para nos adequar. Esse ano já mudou de figura, percebemos que nosso pessoal já está bastante adaptado. A palestra foi boa, muita gente com dúvidas, principalmente de trânsito, validade das notas, mudança de prazo de validade da nota serie especial, enfim, a rodada além de tirar dúvidas serve para reforçar conhecimento e realizar a troca de informações. As vezes cada um fica num setor, numa área, então ajuda um pouco ter uma visão sistêmica de como funciona tudo na Sefaz, o que seria o ideal”, destacou.

Entre os temas debatidos na palestra estão Precoce e Carne Sustentável do Pantanal (Proape), Leitão Vida, PDAGRO, introdução ao funcionamento atual dos sistemas de emissão da Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e) e Nota Fiscal do Produtor Série Especial (NFP-SE), além dos objetivos e desafios no gerenciamento desses sistemas.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook