Tesouro Nacional dá nota “A” à saúde fiscal de MS

Publicado em: 20 set 2022

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul recebeu nota “A” na avaliação da Capag (Capacidade de Pagamento) da STN (Secretaria de Tesouro Nacional). A classificação foi informada ao Governo do Estado na tarde de hoje pelo Ministério da Economia através de ofício e deve ser publicada no Diário Oficial da União amanhã.

A nota vem após análise dos dados fiscais de Mato Grosso do Sul referentes aos anos de 2021 e 2022. O indicador foi criado para avaliar as condições financeiras de estados e municípios e verificar se há equilíbrio fiscal entre o que se arrecada e o que se gasta.

“Assumimos o Governo oito anos atrás com Mato Grosso do Sul na letra D, em último lugar no ranking. Essa nota mostra que temos capacidade para pagar a dívida pública, cumprir com compromissos e ainda fazer investimentos. Demonstra ainda nossa seriedade com a administração pública”, destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo nota técnica, Mato Grosso do Sul cumpriu as seis metas estabelecidas pelo PAF (Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal): endividamento, resultado primário, despesa com pessoal, arrecadação própria, gestão pública e caixa líquido.

MS ainda mostra que possui saúde fiscal. “Através dessa classificação, potenciais investidores têm a tranquilidade de aplicar recursos em Mato Grosso do Sul, sabendo que somos um estado com solidez responsabilidade fiscal”, ressaltou Azambuja.

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook