segunda-feira, abril 28, 2025
spot_img
HomeReforma TributáriaGoverno vai tentar reverter mudanças na proposta da Reforma Tributária

Governo vai tentar reverter mudanças na proposta da Reforma Tributária

Mudanças aprovadas no Senado foram foco de reunião de Lula e Haddad

O governo vai trabalhar para evitar a desidratação das medidas fiscais em análise no Congresso. Tanto o pacote de corte de gastos quanto a reforma tributária. Esse é o apelo do presidente Lula, repassado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois conversaram em São Paulo, após uma visita que o ministro fez ao presidente, que se recupera de um procedimento feito na semana passada.

Trataram, principalmente, das alterações ao texto da reforma tributária aprovadas pelo Senado. A retirada das armas e das bebidas açucaradas do imposto seletivo, aquele que vai incidir sobre produtos que fazem mal à saúde. A ideia do ministro é que a Câmara possa reincluir esses pontos no chamado imposto do pecado.

“Ele tá muito bem disposto. Fizemos um despacho absolutamente tranquilo. Falamos sobre vários assuntos. Expus para ele a situação da reforma tributária. O estado da arte. O que está para ser decidido pela Câmara, agora em caráter definitivo. Também tratamos das medidas fiscais, da necessidade de votação essa semana, e alguns projetos das reformas microeconômicas que também precisam ser votadas essa semana.”

O relator, deputado Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais,se reuniu, no fim de semana, com técnicos e com outros deputados para fazer ajuste ao texto. Disse que é preciso preservar o teto da alíquota padrão previsto pelo governo de 26,5% na tributação de consumo e serviços. É a trava prevista no relatório do Senado para não permitir alíquotas superiores a isso.

Em meio a isso tudo, discussões também sobre o orçamento. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou sessão do Congresso quarta (18) e na quinta-feira (19)  para análise da LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Fonte: Rádio Agência

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais Populares