Campo Grande (MS) – O governo de Jair Bolsonaro (PL) deve anunciar nesta 5ª feira (22.set.2022) um novo bloqueio de despesas no Orçamento. A medida será necessária para que gastos com a Previdência acima do esperado caibam no teto de gastos.
A expectativa é que os cortes constem no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do 4º bimestre, que será apresentado pelo Ministério da Economia às 14h30.
O anúncio a 10 dias do 1º turno das eleições pode trazer complicações para a campanha de Bolsonaro à reeleição, já que a medida o deixa vulnerável às críticas de seus adversários.
Mesmo com o valor ainda em definição pela equipe econômica, os novos cortes se somarão a outros R$ 12,7 bilhões já bloqueados pelo governo para não violar a regra fiscal.
Por outro lado, o governo também deve anunciar um resultado primário positivo em 2022. Se a expectativa for confirmada no relatório, será o 1º superavit nas contas do governo central –composto por Tesouro Nacional, Previdência e Banco Central– desde 2013.
Fonte: Poder 360