Simone Tebet é escolhida coordenadora da bancada federal

Publicado em: 09 jun 2021

Campo Grande (MS) – A senadora Simone Tebet (MDB) será a coordenadora da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional até o fim do ano. A escolha dela para o cargo quebra uma tradição entre os representantes do Estado em Brasília, de revezar membros da Câmara e do Senado a cada dois anos no posto.  

Simone Tebet substitui o senador Nelson Trad Filho (PSD) na função, que ele ocupava desde fevereiro de 2019.  A razão que levou à quebra do revezamento entre deputados e senadores foi a falta de consenso entre deputados federais sobre quem seria o líder da bancada de Mato Grosso do Sul. A disputa entre Beto Pereira e Rose Modesto, ambos do PSDB, terminou sem qualquer consenso entre os senadores.  

Até o mandato que se encerrou em 2018, deputados e senadores se revezavam anualmente no posto, que é uma função informal. Nelson Trad Filho convocou a reunião desta terça-feira (8), depois de ter sido alertado sobre o revezamento pela senadora Soraya Thronicke, e pela deputada federal Rose Modesto (PSDB).

O Correio do Estado apurou que Trad tentou continuar na função até o fim do ano, até que os deputados tivessem consenso sobre quem seria o líder da bancada. Mas um grupo formado pelas duas senadoras, e por Rose Modesto, insistiu no nome de Simone, que acabou assumindo a coordenação.  

Apesar de não ser um cargo formal, a função de coordenador de bancada é prestigiada. São os coordenadores que negociam emendas parlamentares com ministros, prefeitos, e congressistas que relatam o orçamento.  

A função é estratégica, e ajuda a manter a base do parlamentar que ocupa a função.  

Nova coordenadora da bancada, Simone Tebet foi vacinada hoje – Divulgação

VACINADA

A escolha de Simone Tebet para a coordenação da bancada federal ocorreu nesta terça-feira (8), mesmo dia em que ela foi vacinada contra a Covid-19, em Campo Grande.  

Hoje a Capital vacinou pessoas com 51 anos ou mais, sem comorbidades. “Alegria e alívio. Desejo que todos vocês possam sentir esse sopro de esperança o quanto antes”, disse a senadora.

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook