Campo Grande (MS) – Só nove a cada 100 trabalhadores em Mato Grosso do Sul estavam associados a algum sindicato em 2019, apontou resultados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua divulgada hoje (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa tem dados das características adicionais do mercado de trabalho.
Conforme o levantamento, cerca de 130 mil trabalhadores estavam sindicalizados na semana de referência da pesquisa. O número equivale a 9,7% da população ocupada em Mato Grosso do Sul, de 1,34 milhão.
No comparativo com os dados obtidos em 2018, houve queda de 1,6 ponto percentual no quantitativo de trabalhadores sindicalizados. O resultado é o menor desde 2012, quando o IBGE começou a pesquisar a informação.
Ainda de acordo com o instituto, o saldo de empregados com vínculo sindical no Estado está abaixo da média nacional, de 11,2%.
O número de filiados a sindicatos vem caindo desde a reforma trabalhista, que entrou em vigor no fim de 2017 e tornou facultativa a contribuição sindical. O valor sempre foi a principal fonte de sustentação destas entidades.
A Pnad Contínua indicou ainda que o percentual de sindicalizados é maior entre os homens (10,1%) do que entre as mulheres (9,1%).
Fonte: CGNews