Todos os serviços públicos relacionados à educação, saúde, moradia, e tantos outros, são possíveis graças aos tributos que cidadãos e empresas pagam
A regulamentação da reforma tributária deve ser votada pelo Senado até o final do ano. É uma discussão de muitos anos que trará importantes alterações na forma que o consumo é tributado.
São muitas as siglas que vemos quando falamos de direito tributário: IR, ICMS, IPI, ISS e por aí vai, mas este texto tem o objetivo de tentar explicar como a reforma tributária pode afetar a vida de cada cidadão brasileiro.
Uma das principais mudanças da reforma tributária é a unificação de alguns tributos a fim de tornar as regras mais simples. Com isso, cinco tributos serão extintos para criação de dois impostos sobre o valor agregado. Um deles será a Contribuição sobre Bens e Serviços na esfera federal, e o outro será o Imposto sobre Bens e Serviços, de responsabilidade dos estados e municípios. Ainda, haverá o chamado Imposto Seletivo sobre alguns bens que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como o tabaco, por exemplo.
Fonte: Folha de SP
Leia mais em: https://tinyurl.com/yvkxpjtr