A Reforma Tributária continua sendo uma pauta emergente e é preciso ficar atento ao que muda inclusive para quem é MEI ou tem pequena empresa.
Se você é Microempreendedor Individual (MEI) ou tem um pequeno negócio no Simples Nacional, já deve estar ouvindo muito sobre a reforma tributária. Mas o que realmente vai mudar para você? O tema pode parecer complexo, mas é essencial entender as novidades para se preparar. E, olha, 2025 promete ser um ano de transição importante, mas as mudanças completas só devem ser sentidas mesmo a partir de 2026.
Uma nova cara para os impostos
A reforma tributária aprovada no Congresso Nacional traz duas novidades principais: a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Eles vêm para substituir diversos tributos atuais, como PIS, Cofins, ISS e ICMS. Parece complicado? Um pouco, mas a ideia é simplificar, reduzindo a burocracia e facilitando o pagamento de impostos.
A transição será gradual, com início em 2026 e conclusão prevista apenas em 2032. Até lá, tanto empresas quanto o governo terão que se adaptar. Mas não pense que MEIs e pequenos negócios ficaram de fora – mesmo que as mudanças não sejam imediatas, elas vão impactar essa categoria de forma significativa.
Saiba mais em: http://www.jornalcontabil.com.br