Em recorde, MS tem quase 1,2 mil internados nesta terça

Publicado em: 30 mar 2021

Campo Grande (MS) – Em pleno pico da pandemia, Mato Grosso do Sul contabiliza 1.1197 pessoas internadas, sendo 737 em leitos clínicos (496 público; 241 privado) e 460 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (351 público; 109 privado), nesta terça-feira (30).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 102%; Dourados 89%; Três Lagoas 92% e Corumbá 100%, conforme os dads do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de hoje.

Na Central de Regulação da Capital, aguardam por um leito 121 doentes, sendo 101 apenas de Campo Grande. Já na Central de Regulação de Dourados, 24 pessoas estão na fila à espera de uma vaga em hospitais e na Central de Regulação do Estado (CORE), aguardam 32 pacientes. No total, 177 enfermos estão na fila por um leito hoje em Mato Grosso do Sul

Leitos estão sendo improvisados e doentes estão em locais inadequados. “Pessoas estão em prontos socorros, ala vermelha, ala azul e centros cirúrgicos já que não estão fazendo cirurgias eletivas. Isso nos preocupa”, informou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Resende afirma que as vagas de leitos que surgem são de óbitos que ocorrem. “Mesmo para quem tem o melhor plano de saúde, não vai ter acesso nem à leitos de UTI e nem clínicos. O melhor plano de saúde é ficar em casa”.

“Não há mais leitos. Nem se você tiver condição financeira de ir para outro Estado”, complementa a secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone.

O governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), assegura que para o sistema de saúde não colapsar, é necessário o isolamento. “Sabemos da contrariedade de alguns segmentos da economia, mas agora não tem outra alternativa”, declara.

Hospitais particulares de Campo Grande se manifestam que “alcançaram o limite”. Cassems, Unimed, do Coração, Proncor, Pênfigo e El Kadri fizeram um pronunciamento conjunto no dia 15 de março.

Em carta, informam que as unidades hospitalares enfrentam dificuldades para regulação de leitos de UTI e semi-intensiva; contratação de profissionais de saúde e aquisição de equipamentos e medicamentos. Além disso, não possuem mais capacidade de ampliar seu espaço físico.

O objetivo do documento assinado pelas instituições é de conscientizar sul-mato-grossenses a respeito da gravidade da situação no Estado, principalmente na Capital.

Os Hospitais Santa Casa, Cassems e El Kadri, emitiram um comunicado informando que a possibilidade de esassez de medicamentos relacionados à intubação, manutenção da sedação, analgesia e relaxamento neuromuscular, imperiosos para a ventilação mecânica para os acometidos pela Covid-19.

Segundo o documento, tais medicamentos já encontram-se abaixo do estoque. As instituição hospitalares pedem que cidadãos respeitem o isolamento social e pratique as regras de higiene.

Na última sexta-feira (26), o governo do Estado entregou 35 leitos de UTI em Dourados, sendo 20 na Unidade da Mulher e da Criança (HU), outros 10 no Hospital da Vida e 5 no Hospital Santa Rita para atendimento de pacientes do SUS.

Panorama da Covid-19 em 30 de março de 2021

Mato Grosso do Sul já tem 4.220 óbitos pela doença e 213.869 casos, sendo 1.450 confirmações e 57 mortes contabilizados de ontem para hoje.

Em isolamento domiciliar encontram-se 13.941 doentes. Recuperados somam 194.511. Em apenas um dia, Campo Grande registrou 451 novos casos; Dourados 160; Três Lagoas 134; Ponta Porã 70; Naviraí 63; Sidrolândia 54; Paranaíba 38; entre outros.

Campo Grande, Aparecida do Taboado, Porto Murtinho, Cassilândia, Santa Rita do Pardo, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju, Ladário, Itaporã, Três Lagoas, Brasilândia, Sidrolândia, Tacuru, Eldorado, Rio Verde de Mato Grosso, Dourados, Paranaíba, Naviraí, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e Água Clara são as cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.

País já tem 12.573.615 brasileiros infectados e 313.866 óbitos. Em um dia, foram registrados 38.927 diagnósticos positivos e 1.660 mortes. Os curados somam 10.969.247. Os dados são do Ministério da Saúde.

Vacinação: o Estado possui 382.914 doses aplicadas. Já o mundo, 564.561.593.

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook