5ª rodada do ciclo de debates contou com presença de Capitão Contar

Publicado em: 09 set 2022

O Ciclo de Debates com os pré-candidatos ao Governo do Estado, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (Sindifisco-MS), em sua 5ª rodada, contou com a presença do candidato Capitão Contar (PRTB). De acordo com o presidente, Cloves Silva, o objetivo do encontro é promover o processo de participação política dos Auditores Fiscais no pleito eleitoral 2022, bem como conhecer a visão dos pré-candidatos sobre as atividades fazendárias e colaborar com sugestões ao programa de governo, nas questões relacionadas ao Fisco e à Administração Tributária.

Nascido em Campinas-SP, Contar iniciou falando sobre a relação de sua família com o Estado, que começou quando seu avô, libanês, veio ao MS em busca de trabalho. Aos 23 anos, quando se formou na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), e com ajuda do pai, escolheu a cidade de Campo Grande-MS para sua transferência.

“Vim para ficar dois anos e estou há 12 anos. Me sinto acolhido. Em 2017 conheci Bolsonaro e Mourão e eles foram os primeiros a incentivar minha candidatura a deputado estadual. Minha esposa, que trabalha com marketing político, analisou o cenário e disse que eu teria grandes chances. O comandante autorizou minha ida para a política partidária. Em 2018 fui eleito, sendo o deputado estadual mais votado da história do Mato Grosso do Sul, com 78.390 votos”, relatou.

Sobre os planos para o governo estadual, Contar elencou a luta contra a corrupção, a transparência plena, o fim da politicagem, a redução de impostos e o aumento da renda, como pontos fundamentais de sua campanha. Disse ainda que por ser servidor federal de carreira, pretende nomear servidores efetivos para cargos técnicos e chefias das pastas do executivo, bem como fazer um governo de portas abertas à população.

“Honestidade, que seja novo na política e que não tenha processos judiciais. Hoje quem tiver essas qualidades e conseguir se aproximar das pessoas por meio das redes sociais tem mais chances de ser eleito. As pessoas estão mais participativas do que há 4 anos. A internet revolucionou a mobilização popular, a velocidade da informação é muito grande. As pessoas que apostam no meu nome fazem isso de forma gratuita, por acreditarem no nosso projeto. Então, estou convencido que tenho grandes chances”, declarou.

O presidente Cloves Silva parabenizou o pré-candidato pela quantidade expressiva de votos na última eleição e por disputar as urnas este ano em meio a tantos nomes conhecidos. “Reduzir impostos é um desejo da população em geral. É preciso que o Estado siga construindo políticas fiscais sólidas para continuar entregando serviço público de qualidade. Nós, Auditores Fiscais da Receita Estadual, somos servidores públicos com compromisso com a população sul-mato-grossense. Nós somos Estado e independente de quem sentar na cadeira do Governador em 2023, terá todo o nosso apoio”.

O auditor fiscal Josafá José Ferreira do Carmo, presidente do Tribunal Administrativo Tributário (TAT-MS), discorreu sobre as atribuições da carreira, e o compromisso desta com o Estado desde a posse no cargo. Falou ainda sobre as diferentes funções exercidas pelo Auditor Fiscal dentro da instituição.

O diretor financeiro do Sindifisco-MS, Ronaldo Vielmo, relembrou os avanços significativos ocorridos na Sefaz nos últimos anos, com a participação efetiva dos Auditores Fiscais, entre eles a constante luta pelo equilíbrio fiscal do Estado, criação de controles no monitoramento de setores econômicos, aperfeiçoamento do conhecimento técnico e extremo avanço em tecnologia.

O Diretor Técnico e Jurídico do Sindifisco-MS, Vicente da Fonseca Bezerra Júnior, explicou as atribuições e os avanços em modernização do Fisco ocorridos por meio da instituição da COTIN (Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação). O 2º Vice-Presidente do sindicato, Warley Braga Hildebrand, finalizou o debate citando temas importantes em discussão nacional, como o PLP 17/2022, a competência tributária dos Estados e a luta da categoria por uma reforma tributária progressiva e solidária.

Durante o encontro, os participantes trataram sobre o cenário econômico do Estado, a valorização profissional e salarial da categoria, estrutura do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades Fazendárias (Funfaz), incentivos fiscais, entre outros.

Participaram do ciclo de debates os integrantes da Diretoria e do Conselho Sindical do Sindifisco-MS, bem como diversos outros Auditores Fiscais.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook