Sindifisco apoia projeto de educação fiscal a jovens da rede pública

Publicado em: 11 dez 2018

Campo Grande (MS) – O projeto de educação fiscal Conheça a Alfândega encerrou nessa segunda-feira (10.12) a última etapa de visitações. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre a importância e a destinação dos tributos aos alunos da EM Professora Danda Nunes, bem como uma visita às instalações da Receita Federal de Mato Grosso do Sul, localizada no Parque dos Poderes, na Capital. 

Realizado pela Sefaz, por meio Escola de Administração Fazendária (Esaf), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal do Brasil, SED, Secretarias Municipal de Educação (Semed) e Observatório Social de Campo Grande, o projeto conta ainda com apoio do Sindifisco-MS. 

Na avaliação do presidente do sindicato, Ronaldo Vielmo, a promoção da cidadania fiscal é uma das atribuições dos agentes públicos. “O Estado recebe os recursos proveniente dos tributos para aplicar nas políticas públicas e serviços públicos que interessam à sociedade,

como saúde, educação, segurança, entre outros. Assim, levar esse entendimento aos jovens   de como se dá esse processo é extremamente relevante do ponto de vista de construção da cidadania”.

 

A aluna, Yasmin Emanuelle de Moura Souza, de 11 anos, disse que achou muito importante o Projeto e que aprendeu coisas novas. “Uma delas é pedir a nota fiscal. Não sabia que era tão importante, porque se a gente não pede o imposto que é cobrado não vai para o estado, vai para a pessoa. E esse imposto serve para financiar o serviço público, como posto de saúde e até as escolas. Então, temos que fazer a nossa parte”.

 

Para a professora Mayara Bragatto, apesar de os alunos ainda serem bem jovens, o projeto conseguiu passar a importância dos impostos para a sociedade. “Acredito que temos que incentivar e dar o exemplo aos nossos jovens. Ações como essa fazem a diferença. A educação fiscal e financeira são importantes porque essas crianças são o futuro do nosso País”.

 

O delegado da Receita Federal, Edson Ishikawa, recebeu os alunos no gabinete e enfatizou o estudo e o esforço como qualidade fundamental na formação cidadã. “A mensagem que nós gostaríamos de deixar é para que vocês estudem bastante, se esforcem e escolham fazer o bem. Saber como funciona o nosso sistema tributário é importante para formação de cidadãos comprometidos com o futuro do Brasil. Então, se interessem, participem, sejam gratos e ajudem mais as pessoas”.

 

Na primeira etapa participaram 20 escolas da rede pública de ensino, sendo 10 estaduais e 10 municipais, com alunos de 5ª a 9ª ano do ensino fundamental e 1°,2° e 3°ano do ensino médio, em grupos máximos de 44 estudantes por visita.

 

Estiveram presentes ainda representantes da SED, Sefaz, Secretaria de Estado de Administração (SAD), Consórcio Guaicurus, Fundação Escola de Governo (Escolagov) e Sindicato dos Auditores Ficais da Receita Estadual (Sindifisco-MS).

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook