Governo federal prepara pacote tributário para depois das eleições

Publicado em: 13 set 2018

Campo Grande (MS) – A equipe do Ministério da Fazenda trabalha para enviar ao Congresso Nacional um pacote de reforma tributária logo após as eleições presidenciais. Entre as propostas em análise está a reformulação do Imposto de Renda das empresas, tributação de lucros e dividendos, revisão da tributação das aplicações do mercado financeiro e unificação do PIS e da Cofins. 

Mesmo com o cenário eleitoral ainda indefinido, a área econômica quer aproveitar que a reforma tributária é um dos poucos consensos entre os candidatos à Presidência. No entanto, avalia que uma tentativa de aprovar uma proposta mais ampla, de uma tacada só – como está sendo discutido na Câmara e defendido pelos economistas ligados aos candidatos –, pode levar ao insucesso das negociações. 

A ideia é deixar pronto esse pacote de medidas até o fim do segundo turno para avaliação da viabilidade política de encaminhá-lo ao Congresso. “Vamos fazer a nossa parte e deixar pronto”, disse um integrante da equipe econômica. “Trabalhamos com pé no chão naquilo que é viável, mas a discussão política é muito complicada”, disse. 

O envio ao Congresso ainda depende de aval do presidente Michel Temer. 

Etapas 

A reforma tributária defendida pela Receita Federal começaria com a unificação do PIS e da Cofins (que incidem sobre o consumo) num Imposto de Valor Agregado (IVA) do governo federal.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook