Guedes critica camelódromo virtual e sugere imposto digital

Publicado em: 20 maio 2022

Campo Grande (MS) – O ministro Paulo Guedes (Economia) avalia que a importação de produtos com notas fiscais falsas precisa de um olhar atento do governo. Disse que há uma concorrência desigual entre as empresas brasileiras que pagam todos os impostos e companhias que trazem produtos do exterior com valores fraudados.

“O mundo está em transformação rápida. Os caras estão, realmente, despejando o tal do camelódromo. Existe mesmo. É uma invasão maciça”, afirmou durante live da Arko Advice com o TC (Traders Club), nesta 5ª feira (19.mai.2022).

Guedes disse que o digitax (imposto digital) é uma forma de “equalizar” o jogo para evitar fraudes em transações, sejam em reais ou em bitcoin.

“Então, os abusos que sejam cometidos e as transações que sejam feitas –seja em bitcoin ou outra coisa­-, vai aparecer o digitax ai já já para equalizar o jogo”, afirmou.

“Nós queremos que a regra do jogo seja pelo menos igual para todo mundo. Não pode um cara que está, claramente, fazendo fraude –entra sem imposto, sem nada. É uma fraude porque ele falsifica o valor do bem”, disse o ministro.

“Dizia o Roberto Campos que o contrabandista é aquele que coloca sua própria vida em risco pela defesa dos seus ideais. Quer dizer: o cara quer fazer comércio livre mesmo, passar por baixo da Receita Federal, atravessa a aduana, não paga encargo trabalhista, não tem salário-mínimo. Então, o chinês, na verdade, é o capitalismo selvagem, do século 18. Os caras estão a 1.000 por hora enquanto estamos aqui brincando.”

Guedes também criticou os altos impostos sobre a indústria brasileira: “É um massacre da serra elétrica que estamos assistindo hoje. Tem o IPI, que é um negócio da época do dinossauro é anti-indústria”.

Fonte: Poder 360

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook