Programa de Educação Fiscal seleciona aplicativos para ajudar eleitores

Publicado em: 21 set 2018

Campo Grande (MS) – Nas eleições deste ano, são milhares de candidatos em todo o País disputando uma vaga nos poderes Executivo e Legislativo. Os eleitores deverão escolher, dentre tantas opções, em quem irão votar para a vaga de Presidente da República, a de Governador, vaga para dois Senadores, uma vaga para Deputado Federal, uma para Deputado Estadual (ou Distrital no caso específico do DF). Serão seis votos digitados na urna eletrônica no próximo dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições. 

Mas como saber se o candidato da sua escolha é honesto? Como escolher bem? A resposta não é fácil e depende de boa vontade do eleitor e de querer pesquisar, buscar informações.  Na verdade, informação é a chave que fecha essa equação. A busca de informações por parte dos eleitores dará condições de construir um melhor conceito sobre cada candidato para, assim, poder exercer o seu direito/dever de votar de forma consciente. 

Se informação é a resposta, buscá-la dá trabalho e leva tempo. As pessoas têm seus afazeres diários e não têm tempo para pesquisas, ainda mais para tantos cargos a serem ocupados no pleito de 2018. 

Como forma de auxílio aos eleitores, foram desenvolvidos alguns aplicativos que podem ajudar bastante o cidadão interessado em pesquisar e conhecer a vida pregressa dos seus candidatos. São iniciativas com perfil de controle social e cidadania. Podemos citar alguns: 

1. Vigie Aqui: Através do  plug-in Vigie Aqui é possível ficar informado sobre os políticos que pedem seu voto. Por meio dele é possível identificar pelo nome, em seu navegador, com uma tarja roxa os políticos que enfrentam problemas na Justiça. 

Desenvolvido pelo Instituto Reclame Aqui, o projeto conta com 628 políticos em seu banco de dados, com base nas informações oficiais pulverizadas em diversas instâncias de tribunais regionais, estaduais e federais. 

2. Politize: É um startup criada em 2014 por membros da Global Shapers – uma rede de líderes associada ao Fórum Econômico Mundial – e mais conhecida por sua plataforma online, que oferece conteúdos gratuitos políticos e apartidários com uma linguagem fácil, concisa e didática. 

Entre o farto material do site, há um ‘guia do eleitor’, que aborda temas como o poder do voto consciente, o sistema político brasileiro e outras informações abundantes sobre o pleito de outubro. 

Para conhecer o trabalho do startup, acesse o link aqui

3. TSE Oficial: O portal digital do Tribunal Superior Eleitoral concentra a maior fonte de informações sobre as eleições. Registros de candidatura, declaração de bens, locais de votação e o mais importante: os planos de governo encontram-se disponíveis para qualquer cidadão. 

Porém, diferentemente de algumas plataformas, não existe interatividade com o usuário, pois representa um arquivo de informações públicas e institucionais à disposição permanente da população. 

Clique aqui para acessar o site do TSE. 

4. Unidos Contra Corrupção: Com o apoio do Observatório Social do Brasil (OSB), Fundação Getúlio Vargas, Transparência Internacional Brasil e coordenada por uma coalizão de organizações e movimentos sem vínculos partidários, a plataforma Unidos Contra Corrupção, oferece um ambiente on-line para o eleitor buscar informações sobre a vida pregressa dos candidatos. 

Desde agosto, o site categoriza todos os concorrentes à Câmara dos Deputados e ao Senado em três categorias: passado limpo, compromisso com a democracia e os que endossam as Novas Medidas Contra a Corrupção. 

Segundo os organizadores, até o fim das eleições, o eleitorado brasileiro poderá conferir as candidaturas na plataforma e também seus status em relação aos critérios da campanha. A adesão é voluntária e a intenção da campanha é levar ao eleitorado informação confiável, clara e acessível sobre quem tem passado limpo e está efetivamente comprometida (o) com a luta contra a corrupção. 

Depois das eleições os compromissos assumidos na plataforma online funcionarão como contratos públicos, os quais serão monitorados pelas organizações sociais que lideram a campanha Unidos Contra a Corrupção. Também a sociedade poderá contribuir mediante seu papel de fiscalização e cobrança da classe política. Esta não é, portanto, uma campanha que se encerra com as eleições. Após o pleito, quem estiver cadastrado na plataforma online passará, inclusive, a ser informado por e-mail sobre o passo a passo deste trabalho de acompanhamento e cobrança das (os) candidatas (os) eleitas (os). 

Para aderir, os(as) interessados(as) devem acessar o site http://unidoscontraacorrupcao.org.br/ e preencher o formulário, ou diretamente pelo link app.unidoscontraacorrupcao.org.br. 

5. Mapa nas Eleições: Criado pelo Movimento Mapa Educação, a campanha Mapa nas eleições foi idealizada para conscientizar o eleitor, com informações relevantes sobre problemas relacionados à educação e o papel dos políticos na educação. 

Segundo o site a expectativa é unir educação e política com debates que respeitem outras opiniões e aceitem contrapontos expostos. 

Além disso, o Mapa tem núcleos de ativistas da educação em todos os estados que estão ligados nas eleições estaduais. Os voluntários realizam o papel de correspondentes regionais e indagando os candidatos estaduais sobre suas propostas no ramo da educação. 

Para conhecer mais o trabalho do Mapa nas Eleições, acesse aqui. 

6. Pardal: O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades. 

A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. 

Acesse o site do Programa Nacional de Educação Fiscal e saiba mais!

 

 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook