Campo Grande (MS) – O presidente do Sindifisco-MS, auditor fiscal Ronaldo Vielmo, participou do debate sobre a Reforma Tributária nesta quarta-feira (08) durante a Semana Jurídica da Universidade Anhanguera-Uniderp. O palestrante do tema foi o auditor fiscal da Receita Estadual, Jader Julianelli Afonso.
Na avaliação de Vielmo, levar o tema aos jovens advogados e ao meio acadêmico é um dos desafios para consolidar a proposta de menos desigualdade e mais desenvolvimento para nosso país. “Estamos propondo uma remodelação do modelo tributário nacional por meio da Reforma Tributária Solidária. O objetivo é combater a desigualdade social, fortalecer o Fisco, estabelecer uma melhor redistribuição de receita entre os entes da Federação e buscar uma progressividade tributária em contraponto à característica de regressividade presente no modelo tributário vigente”, pontua.
A Reforma Tributária Solidária é um projeto encabeçado pela ANFIP e a Fenafisco, que contou com a participação de mais de 40 especialistas e estudiosos, além da participação e autoridades internacionais de 14 país. Vielmo pondera que o problema central do sistema tributário recai principalmente sobre a regressividade.
“Não é verdade que todos os brasileiros estão sufocados pela carga tributária. É uma falácia. Esse modelo atinge apenas os mais pobres e a classe assalariada, o que representa menos de 0,5% da sociedade. O estudo oferece instrumentos, mostra que é possível cobrar mais de quem ganha mais realizando a Justiça fiscal. O que oferecemos para a sociedade são elementos de uma proposta em construção. Ampliar a progressividade da tributação é ampliar também o estado de bem-estar social”, finaliza.