Campo Grande (MS) – O número de empresas abertas em Mato Grosso do Sul em janeiro ficou em 588 firmas. O montante é o melhor para o mês dos últimos sete anos e 20% superior a abertura de empresas do mesmo período de 2019, quando foram constituídas 490 estabelecimentos. O setor de Serviços foi responsável por 67% dos novos negócios em janeiro, seguido pelo comércio (29%) e indústria (4%).
Entre as principais atividades escolhidas em janeiro, destaque para o setor de saúde com consultas ambulatoriais, odontologia e comercio varejista de produtos farmacêuticos. Restaurantes e lanchonetes também integram a lista, que ainda conta com comércio de vestuário e acessórios.
Do total de firmas abertas no mês passado, 58,33% utilizaram o registro automático, ou seja, obtiveram o CNPJ de maneira instantânea. A facilidade integra as ações executadas pelo Governo do Estado para simplificação da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul).
Digital – O registro automático foi lançado em 2019 como etapa do processo iniciado em 2015 pela administração estadual, para desburocratizar e oferecer mais agilidade e segurança no processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. Também integram as mudanças previstas na Lei de Liberdade Econômica.
De acordo com a natureza jurídica e caso a empresa opte pela adoção de instrumento padrão, o CNPJ é liberado imediatamente. “Temos trabalhado para simplificar a vida do empresário e desde 2015 para cá, reduzimos de 37 para cinco dias o período para abertura de empresas”, afirma o secretário Jaime Verruck.