Campo Grande (MS) – A safra da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul atingiu até 15 de setembro 32,3 milhões de toneladas, quantidade 8% menor comparada ao mesmo período do período anterior.
De acordo com a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), a qualidade da matéria-prima apresentou evolução de 5% atingindo 140,79 kg de Açúcares Totais Recuperáveis por Tonelada de Cana.
No período acumulado, a produção de etanol somou 1,9 bilhão de litros, volume 20% menor em relação ao ano anterior.
A produção de açúcar atingiu 1,2 milhão de toneladas, quantidade 98% maior com relação ao mesmo período do ano passado quando registrou 627 milhões de toneladas do adoçante.
A cana-de-açúcar faz parte do diferimento do ICMS, nas operações internas com produtos agropecuários, entre outras mercadorias como gado bovino, bubalino, asinino, equino, milho, arroz, soja, algodão, ficam obrigados a contribuir. Para uniformizar as contribuições e dividi-las proporcionalmente, de acordo com a movimentação dos produtos, a lei dispõe de uma tabela com o valor de cada produto em percentual do valor da Uferms.